Jardim Botânico reabre em janeiro com novas trilhas para visitantes

Parque oferece 20 trilhas que duram até três horas; outras duas devem ser abertas este ano.

Uma boa pedida para as férias de pessoenses e turistas é o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, também conhecido como Mata do Buraquinho, que retomou suas atividades nesta terça-feira (6) após o recesso de fim de ano. Uma das novidades do parque neste ano é a inclusão de novas trilhas.

De acordo com a diretora do órgão, Suênia Oliveira, o parque oferece atualmente 20 trilhas que levam de meia hora a três horas para serem percorridas; a expectativa é de que pelo menos mais duas trilhas sejam abertas em 2015. "É um processo razoavelmente complexo", disse ela. "O objetivo é avaliarmos fatores como grau de atratividade, grau de dificuldade e a duração do percurso", explicou.

Segundo a diretora, o Jardim Botânico é uma das maiores reservas de Mata Atlântica dentro de um perímetro urbano no Brasil – são aproximadamente 517 hectares de floresta nativa. Recentemente, o parque foi transformado em Unidade de Conservação.

Visitas

Os visitantes são divididos em dois grupos: um espontâneo, composto basicamente por famílias, e outro de pesquisa. A visitação para pesquisa precisa ser agendada, o que pode ser feito de terça a sábado, das 8h às 17h, pelo telefone 3218 7880.

Recomenda-se que os visitantes usem calça comprida e calçados fechados. "Percorremos trilhas muito fechadas. Então, encontramos vários animais e é bom que haja o uso de vestimentas corretas para que seja evitado algum tipo de acidente", alertou Suênia.

Em 2014, um público estimado em 12 mil pessoas visitou o local. As trilhas acontecem em dois turnos: pela manhã, às 9h e às 10h; e à tarde, às 14h e às 15h. O Jardim Botânico está localizado na Avenida Dom Pedro II.