Prefeitura entrega novo projeto paisagístico da Lagoa ao Iphaep

Secretário de Urbanização, Hildevânio Macêdo, destacou que as obras do Parque devem ser concluídas em, no máximo, um ano.

O novo projeto paisagístico e de readequação do Parque Solon de Lucena será apresentado nesta quarta-feira (20) para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep). A informação é do secretário de Ubanização Hildevânio Macêdo, que afirmou que o objetivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é que as obras de reforma do Parque sejam concluídas em, no máximo, um ano, caso não haja impedimentos.

Em relação à fase atual, ele destacou o ritmo acelerado da construção do túnel para a drenagem da Lagoa. “Percorremos mais de 30 ou 40 metros de perfuração, acho que estamos até na altura do Ponto de Cem Réis. É uma obra que a cidade não vê, mas que está sendo executada”, comentou.

Ainda conforme Macêdo, a dragagem da Lagoa – desassoreamento, desobstrução e remoção de materiais – já foi concluída. “Estamos terminando agora o anel fitosanitário, cujo objetivo é proteger o lençol d’água de eventuais dejetos que porventura caiam dentro da Lagoa”, frisou.

"Finalizada esta etapa, daremos início em março ao projeto de urbanização propriamente dito, que trabalha a questão paisagística e de readequação do espaço, isso se houver aprovação do Ipahep e de outros órgãos e conselhos”, acrescentou, mencionando os investimentos de mais de R$ 40 milhões na iniciativa.