Mais de 800 caranguejos-uçá são apreendidos durante o final de semana

Desde o início do ano, foram mais de seis mil crustáceos capturados. Proibição ocorre durante período de acasalamento do animal. 

Mais de 800 caranguejos-uçá foram apreendidos até esta segunda-feira (23) pelo Batalhão de Policiamento Ambiental em cumprimento à proibição da captura do crustáceo durante o período de acasalamento e liberação dos ovos. As apreensões ocorreram no estuário do Rio Paraíba, em Lucena, e são referentes ao período de defeso iniciado na quinta-feira (19) e que termina nesta terça (24).

No acumulado de 2015, já foram mais de seis mil animais apreendidos. De acordo com o Policiamento Ambiental, o objetivo da fiscalização é proibir a captura e a comercialização do caranguejo-uçá durante os períodos de proibição; para isso, as ações acontecem em áreas de mangue de João Pessoa e Região Metropolitana, além de feiras livres, bares e restaurantes.

Quem for pego vendendo ou comprando o caranguejo-uçá e não apresentar a declaração de estoque exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) pode pagar multa que varia entre R$ 700 a R$ 100 mil e enfrentar de um a três anos de detenção.

Proibição

O período em que fica proibida a captura e a venda do caranguejo-uçá é fracionado: de 6 a 11 e de 21 a 26 de janeiro; de 4 a 9 e de 19 a 24 de fevereiro; e de 6 a 11 e de 19 a 24 de março. Além disso, pode ser punido quem realizar captura ilegal – quando é feita com o uso da redinha ou quando o crustáceo tiver menos de seis centímetros de carapaça – em qualquer período do ano.