Prefeitura aplica multa e embarga áreas de supermercado na Epitácio Pessoa

Segundo a Semam, a direção da rede de supermercados já apresentou defesa alegando que o problema foi resolvido.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa aplicou multa e embargou parte das instalações de um supermercado localizado na Avenida Epitácio Pessoa. O órgão detectou que o estabelecimento da Rede Pão de Açúcar não possuía rede de esgoto adequada e nem estação de tratamento para água. O resultado era o despejo de água servida no Rio Jaguaribe, localizado nas imediações do estabelecimento. Segundo a Semam, a direção do Pão de Açúcar entregou, na terça-feira (24), defesa alegando que o problema já foi sanado.

A fiscalização da Semam detectou que partes do supermercado, como o banheiro, padaria e açougue despejavam água não tratada no Rio Jaguaribe, o que configura um crime ambiental grave. A partir da fiscalização, a Secretaria autuou o Pão de Açúcar, aplicou multa e estabeleceu o embargo do local. Desde a última segunda-feira (23), as partes afetadas pela falta de tratamento de água estão sem funcionar.

A secretária da Seman, Daniella Bandeira, explica que não houve a necessidade de fechar todo o estabelecimento. “Não é necessário fechar o caixa do supermercado. Assim que detectamos o problema, embargamos as áreas específicas. Estamos atuando com o intuito de coibir essas ações e adotando medidas incisivas para esta prática. Não sabemos precisar desde quando esta prática acontece, mas estamos cobrando a adequação às normas ambientais”, disse.

Em nota, o Pão de Açúcar afirmou que tem como pilar estratégico em suas diretrizes de responsabilidade socioambiental iniciativas ligadas ao meio ambiente e disse que o fato identificado pela Semam não condiz com as práticas adotadas pela rede. Disse ainda que logo que a situação foi identificada, a loja tomou todas as medidas necessárias e aguarda a liberação das áreas interditadas pelos órgãos competentes.

Segundo a secretária Daniella Bandeira, a defesa apresentada pelo Pão de Açúcar informa de que o problema já foi sanado. A Semam irá analisar o que foi colocado pelo estabelecimento e agendar uma nova fiscalização. O fim do embargo nas áreas irregulares só ocorrerá quando a Secretaria detectar que todos os problemas foram resolvidos.