Manifestação de movimentos sindicais termina no Ponto de Cem Reis

Segundo a PM, 3 mil pessoas participaram da mobilização desta terça-feira; organizadores estimam 5 mil.

Após duas horas, a manifestação de movimentos sindicais, entidades sociais e membros da sociedade civil chegou ao fim no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. Os manifestantes começaram a se concentrar às 15h desta terça-feira (13) e partiram do Parque Solon de Lucena por volta das 16h.

De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas participaram do movimento em João Pessoa. Já a organização do movimento afirmou que 5 mil pessoas estiveram presentes. Segundo a PM, a manifestação foi pacífica e nenhum incidente grave foi registrado.

Os protestos estão ocorrendo em vários estados do Brasil e fazem parte do ‘Dia Nacional de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, da Democracia e da Reforma Política’.

De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), Paulo Marcelo, cerca de 30 sindicatos trabalhistas participaram da manifestação. Segundo ele, a principal bandeira da CUT é para que a presidenta Dilma Rousseff reveja a decisão das Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem direitos trabalhistas como seguro-desemprego e auxílio-doença.

Marcelo foi claro, entretanto, quanto ao caráter político do movimento. "Estamos juntos na luta pela presidente porque queremos negociar com alguém que tenha sido eleito democraticamente", frisou.

Na Paraíba, pelo menos o PT, PSB e PC do B, que assinaram a Frente Partidária em Defesa da Reforma Política e da Democracia da Paraíba, participaram do ato público. A estratégia do grupo é mostrar o poder de munição dos movimentos sociais na luta em defesa do mandato de Dilma contra o movimento pró-impeachment que será realizado no domingo (15).