Alunos da UFPB ocupam reitoria e proíbem acesso de servidores

Manifestantes passaram a noite no local. Universitários espalharam cartazes e colocaram cadeados nos portões. Reitora ainda não se posicionou sobre o ocorrido.

A reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, continua ocupada por estudantes na manhã desta terça-feira (31). Com isso, funcionários da instituição permanecem do lado de fora, sem terem acesso ao local.

O prédio foi invadido no início da noite de ontem (30) por cerca de 50 alunos, integrantes de um grupo denominado Movimento Livre Para Todos. Segundo os manifestantes, o protesto visa a pressionar a reitora Margareth Diniz a dialogar com a comunidade acadêmica sobre os últimos cortes no orçamento que atrasaram o edital do auxílio moradia e reduziram vagas no restaurante universitário.

Ainda na noite de ontem, quatro servidores que cumpriam expediente no local teriam sido impedidos de sair pelos estudantes por quatro horas. A Polícia Federal (PF) precisou ser chamada para negociar com os manifestantes, mas não houve acordo.  

Em nota emitida antes da ocupação, a assessoria de comunicação da UFPB ressaltou que "não serão toleradas ações e atitudes ilegítimas que afetem a normalidade do acesso dos estudantes com direitos assegurados, os quais estão sendo prejudicados por essas ocorrências".

No mesmo documento, a instituição justificou  que o restaurante universitário passa por reformas estruturantes e vem desenvolvendo as atividades para ampliar a cobertura dos alunos, garantindo o acesso gratuito para todos os cadastrados e com perfil segundo a lei.

Para repercutir a invasão da reitoria, a reportagem do JORNAL DO PARAÍBA entrou em contato com a reitora Margareth Diniz, mas não obteve retorno. A assessoria também foi procurada e informou que ainda não tem um posicionamento sobre a situação.