Confira as mudanças no trânsito com a construção de binário no Centro de JP

Entre os objetivo do projeto, está a otimização da fluidez do tráfego e a criação de novos acessos ao Parque Solon de Lucena.

Serão implantados um binário no centro de João Pessoa, formado pelas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Dom Pedro I, e uma nova interligação de avenidas no bairro da Torre, anunciou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). O objetivo do projeto é otimizar a fluidez do tráfego, pôr fim a trechos de conflito e criar novos acessos ao Parque Solon de Lucena, aumentando a segurança dos pedestres.

A modificação no trânsito irá ocorrer após a conclusão das obras de pavimentação e remoção de canteiros por parte da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), além do serviço de sinalização vertical e horizontal. As avenidas que formarão o binário terão a sinalização vertical e horizontal modificadas indicando a mudança da circulação. As ruas que as interligam também receberão nova sinalização viária, garantindo a segurança para quem circula no trecho. 

Com o binário, os veículos que seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguirão pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena.

Já a Avenida Dom Pedro I, vai operar no sentido inverso, em mão única, da Avenida Visconde de Pelotas seguindo até a Praça da Independência. O canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo será retirado, permitindo aos veículos seguirem em frente pela Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, que receberá pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa, na Torre, sendo uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa.

Essa mudança visa oferecer uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, interligando com outras ruas e avenidas já existentes, como Juarez Távora, Júlia Freire, Silvio Almeida, Hermenegildo Di Lascio, entre outras, distribuindo melhor o tráfego.

De acordo com o superintendente da Semob, Roberto Pinto, o tráfego nessas avenidas, como também as do entorno, é intenso, e com o binário a circulação irá fluir com mais agilidade. Antes da implantação do binário na área central e da nova interligação no bairro da Torre, a Prefeitura Municipal de João Pessoa irá realizar uma divulgação.