Evento em alusão ao Dia do Trabalho reúne cerca de três mil pessoas

Além de ser uma festa para celebrar o Dia do Trabalho, o evento teve o objetivo protestar contra o PL 4330, em defesa da Petrobras e pela Reforma Política.

O ato público organizado pela CUT/PB (Central Única dos Trabalhadores) e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), nesta quinta-feira (30), no Centro de João Pessoa reuniu cerca de 3 mil pessoas, segundo os organizadores. A Polícia Militar estimou em 2,5 mil participantes. Além de ser uma festa para celebrar o Dia do Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (1º) o evento teve como objetivo protestar contra o PL 4330, em defesa da Petrobras e pela Reforma Política.

De acordo com Paulo Marcelo, presidente da CUT na Paraíba a previsão inicial era de cinco mil pessoas. "Esse ato que foi construído com os trabalhadores do campo e da cidade tem como principal objetivo lutar para que a gente não perca nossos direitos que foram conquistados nos últimos 15 anos. Estamos aqui na rua protestando contra a terceirização que é um projeto que só tem a intenção de precarizar a classe trabalhadora ainda mais, temos 12 milhões de trabalhadores terceirizados, nós queremos regulamentar isso, e não terceirizar os outros 42 milhões.A CUT junto com os movimentos sociais está nas ruas em defesa da Petrobras, de uma reforma política, da democracia, e contra medidas que sejam editadas sem dialogar com a classe trabalhadora", desabafou Paulo Marcelo.

A caminhada começou com a concentração na Rua Rodrigues de Carvalho, próximo ao Parque Solon de Lucena por volta das 14h30. De lá, os manifestantes seguiram em caminhada pelo anel interno da Lagoa, Avenida Getúlio Vargas, cruzamento da Avenida Eurípedes Tavares (próximo ao Lyceu), anel externo da Lagoa, Rua Diogo Velho, Avenida Pedro II, Praça 1817, Avenida Visconde de Pelotas e, finalmente, Praça Vidal de Negreiros (Ponto Cem Réis), onde chegaram pouco antes das 16h.

No local estão previstos a apresentação de Santana, O Cantador, Forró Caçuá e encerramento com o músico Escurinho e Totonho a partir das 20h.

Com faixas e cartazes e bandeiras vermelhas, os manifestantes foram acompanhadas por carros de som com músicas de protesto. Muitas pessoas também estavam vestidas com as cores da bandeira da CUT e alguns usavam coletes com o emblema da Central.

Trânsito – O evento provocou mudanças no trânsito e apesar do esforço da Semob para dar fluidez várias ruas ficaram com o trânsito lento, principalmente, nas ruas próximas a Lagoa que foram utilizadas como vias alternativas para carros e ônibus. Vinte agentes de mobilidade se revesaram orientando os condutores e fechando as avenidas à medida que a caminhada ia se aproximando do local da concentração.

O trânsito no Centro de João Pessoa foi alterado desde às 6h horas da manhã quando parte do anel interno do Parque Solon de Lucena, próximo ao Cassino da Lagoa, foi isolada pela Semob.