Lombadas eletrônicas em vias da capital são padronizadas

Velocidade máxima permitida pelos equipamentos será de 40 km/h. Motoristas terão período de 15 dias para adaptação.

As lombadas eletrônicas localizadas nas avenidas Beira Rio e Tancredo Neves e nas ruas Miguel Couto (Varadouro) e Francisco Porfírio Vieira (Mangabeira) terão, a partir da próxima segunda-feira (8), a velocidade limite padronizada em 40 km/h, igualando-se, assim, a todas as outras lombadas do tipo existentes na capital. Anteriormente, a velocidade permitida nos trechos era de 60 km/h.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o objetivo da mudança é contribuir para a segurança do tráfego. As placas que sinalizam a velocidade limite das lombadas já foram trocadas.

"Os motoristas terão prazo de 15 dias para se adaptarem à padronização, inclusive com adesivos colados nos equipamentos, alertando a população e facilitando o período de adaptação", explicou Roberto Pinto, superintendente da Semob.

Infração depende da velocidade do veículo
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar em velocidade superior à permitida pode gerar, no caso da velocidade for superior à máxima em até 20%, infração média e multa; se a velocidade for superior à máxima entre 20% e 50%, infração grave e multa; e se for superior À máxima em mais de 50%, infração gravíssima, multa, suspensão imeditata do direito de dirigir e apreensão.