Costa do Conde: um lugar de nobreza e de encantos no Litoral Sul da Paraíba

Cultura, gastronomia e belezas naturais compõem a experiência de quem faz turismo pela região e mostram o potencial de uma área ainda inexplorada.

Conde. O título de nobreza conferido a membros da elite em nações monárquicas faz jus também às belezas naturais encontradas no município paraibano que carrega o mesmo nome. Localizadas no Litoral Sul do Estado, as praias que compõem a paisagem da Costa do Conde formam cerca de 20 km de faixa de areia, com elementos que conquistam turistas e os próprios moradores da região. São piscinas naturais, falésias e maceiós responsáveis por transformar roteiros turísticos em perfeitas fotografias registradas pelo olhar dos visitantes.

É tanta opção oferecida pelo Conde, que a cidade vem se tornando um dos focos de estudos e consultorias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com isso, o órgão passou a estimular o desenvolvimento do município e seu fluxo turístico, principalmente através do turismo de experiência. Essa modalidade de turismo tem como objetivo o envolvimento do visitante com as comunidades e o aprendizado de novas atividades, como a produção local de artesanato ou culinária.

Costa do Conde: um lugar de nobreza e de encantos no Litoral Sul da ParaíbaNa Casa dos Doces Tambaba, as receitas de Dona Nevinha fazem sucesso e dão água na boca. (Foto: Kleide Teixeira)

No Conde, por exemplo, os turistas que se propõem a explorar a área têm a chance de participar de trilhas ecológicas, com paradas em pontos como os Mirantes de Tambaba, a Ladeira da Pata, o Cannyon de Coqueirinho e o trecho conhecido como Dedo de Deus. Além disso, contando com o apoio de cooperativas de buggy, é possível ainda seguir outros trajetos, como os que levam à Casa dos Doces Tambaba, onde, fora as receitas de Dona Nevinha, acontecem também apresentações do Grupo de Danças Parafolclóricas Jacoca.

Apesar do roteiro farto e do número crescente de hospedagens, o destaque da visita à Costa do Conde fica a cargo da Aldeia Mucuxi, em Jacumã. O espaço de 7 hectares foi idealizado por Julíndio Macuxi, descendente dos Índios Macuxi de Roraima, e proporciona ao visitantes banhos de argila – energizantes, conforme ele – e de rio. Na propriedade de Julíndio, os turistas também podem experimentar frutas nativas da região, como acerola, bananinha de imbaúba, cupiúba, dendê e mangaba, e praticar camping.

Costa do Conde: um lugar de nobreza e de encantos no Litoral Sul da Paraíba

A Aldeia Macuxi é um espaço de 7 hectares idealizado por Julíndio Macuxi, descendente dos Índios Macuxi de Roraima. (Foto: Kleide Teixeira) 

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que acompanha de perto o progresso de iniciativas como as de Dona Nevinha e Julíndio Macuxi, é de extrema importância mudar a visão de empreendedorismo existente em cidades com o Conde. “Porque é com essa ação que as comunidades melhoram, ampliam os trabalhos e entendem o que é desenvolvimento local e parceria. É isso o que a gente busca, que cada vez mais isso esteja presente nos territórios, nos destinos turísticos, para que a cultura e a gastronomia, sobretudo, sejam valorizadas. Existe espaço para todo mundo”, comentou.