Cobrando reajuste, servidores do INSS na Paraíba iniciam greve

Categoria quer um aumento salarial de 27,5% e decidiu na última quinta (9) aderir à paralisação nacional. Apenas 30% dos funcionários devem seguir trabalhando.

Reivindicando um reajuste salarial imediato de 27,5%, os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) na Paraíba iniciaram greve nesta segunda-feira (13). A categoria decidiu aderir à paralisação nacional durante uma reunião na tarde de quinta-feira (9). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho (Sindsprev-PB), a decisão foi tomada por unanimidade.

De acordo com estimativa do Sindsprev, uma média de três mil servidores ativos e inativos do INSS e cerca de quatro mil da Saúde e do trabalho. Ainda conforme o sindicato, desde janeiro a categoria vinha tentando negociar com o governo federal, no entanto, a contraproposta oferecida não foi aceita pelos servidores. A greve nacional foi deflagrada na última terça-feira (7).

Os serviços à população serão limitados durante a paralisação O sindicato da categoria garantiu que apenas 30% do efetivo vai continuar funcionando em todos os órgãos.

Além do reajuste de 27,5%, os servidores também cobram implantação de uma data-base,vagas para concursos e incorporação das gratificações no valor bruto. Vários Estados do país já aderiram ao movimento por não concordar com a proposta de reajuste apresentada pelo governo federal, que está oferecendo 21,3% para todos os servidores públicos federais, implantado em quatro anos.