Alunos de escola pública em João Pessoa assistem a palestra motivacional

Doação de tablet e a vida de superação de advogado que estudou em escola pública empolgaram alunos de Escola Estadual.

Uma simples doação de um tablet gerou um concurso de redação e uma palestra motivacional sobre superação de desafios para estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Daura Rangel Santiago, no bairro José Américo.

O advogado e presidente da Comissão da Justiça Federal da OAB-PB, Haruanã Cardoso, havia participado de uma campanha sobre ‘21 Atos de Amor’ da Igreja Cidade Viva em João Pessoa, da qual é membro. Um desses atos era justamente doar para alguém ou para uma entidade algo muito importante para aquela pessoa. O advogado escolheu doar seu tablet de trabalho para um aluno da Escola Estadual Daura Santiago. O critério da escolha foi por meio de uma redação com a temática ‘Um ato de amor e solidariedade ao próximo’ na disciplina de sociologia.

Contudo, mais do que uma simples entrega do tablet ao aluno vencedor da redação, a premiação foi marcada por uma palestra motivacional que contagiou os alunos do Daura Santiago de como o advogado Haruanã Cardoso superou a ausência dos pais desde a infância, sofreu preconceitos e buylling de colegas da escola, além das dificuldades financeiras para estudar e concluir o curso de Direito, para atingir o status de profissional bem sucedido.

O advogado Haruanã Cardoso nasceu em Pato Branco, no Estado do Paraná, mas estudou a educação básica no interior do Rio Grande do Sul. “Estudei boa parte de minha vida em escola pública. Essa situação fez com que eu tivesse importantes experiências na formação do meu caráter, seja por causa das condições estruturais do ensino, seja por causa de problemas econômicos e privações sociais comuns entre alunos em uma escola pública.

Se no Nordeste, temos problemas com a estiagem, no Sul os alunos de escola pública passam por inverno rigoroso como empecilhos para assistir às aulas. Além do frio, sofri perseguições que hoje são conhecidas como bullying, porém, não me abalaram. Na verdade, me tornaram mais forte, me deram mais desejo de superar as situações de adversidades. Na verdade, agradeço a Deus pelas adversidades da vida. Elas me prepararam para desafios maiores, pois as encarei como oportunidades de crescimento”, relatou Haruanã para os alunos do ensino médio, que mesmo paranaense de nascimento, gaúcho de criação, costuma dizer que “é paraibano de coração”.

Superação

Durante a palestra, o advogado Haruanã Cardoso ensinou aos alunos do Daura Santiago que nem mesmo as fortes adversidades e privações sofridas na sua vida nas fases mais críticas até concluir o curso de Direito em uma universidade privada foram obstáculos para a realização de seus sonhos.

Para Rogério da Rocha Benício Júnior, 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Daura Rangel Santiago, vencedor da redação e ganhador do tablet galaxy samsung, disse que a superação das dificuldades passadas por Haruanã Cardoso servem como lições para a sua vida e os demais colegas. “Ele não ficou parado esperando as coisas acontecerem, mas lutou para ser um vencedor na vida”, declarou Rógerio, acrescentado que aprovou o modelo da aula, que traz exemplos para serem seguidos. “Acho válido e interessante esse tipo de aula”, opinou.

Para o diretor da Escola Estadual Professora Daura Rangel Santiago, Plácido Carlito, a educação pública precisa integrar cada vez os conhecimentos sistematizados das disciplinas com as experiências vivenciadas fora dos muros das escolas. “A experiência da disciplina de Sociologia que combinou um concurso de redação com a palestra motivacional, tendo como pano de fundo uma série de valores que foram trabalhados pela professora de Sociologia com os alunos foi algo excepcional. São dessas práticas pedagógicas de educação integral que precisamos expandir dentro da escola pública como forma de torná-la relevante na Paraíba”, declarou.

A professora de Sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório afirmou que a “escolha da temática de atos de amor e solidariedade ao próximo para a redação gerou também uma série de reflexões práticas e enriquecedoras na sala de aula sobre educação de valores com os alunos. Diante da crise de referenciais que vivenciamos atualmente, precisamos intensificar cada vez mais essas temáticas com os alunos, trazendo exemplos de pessoas que podem servir de inspiração e exemplo para mostrar que há outros caminhos a seguir. A palestra de Haruanã Cardoso mexeu com os alunos, pois trouxe o exemplo da superação para bem próximo da realidade deles”, enfatizou.

Após a palestra para os alunos, o advogado Haruanã Cardoso, que veio acompanhado do filho Cauã Cardoso, confessou que pode “perceber o brilho nos olhos de cada aluno naquela sala de aula. Eles transpiravam expectativa. Senti que eles perceberam que é possível vencer o mal praticando o bem, que é possível semear o amor para colher vida e solidariedade. Senti em cada abraço e cada aperto de mão que eles pulsavam esperança e que ali, naquele momento, pude de alguma forma preparar o solo para que outras pessoas possam contribuir para o desenvolvimento de novos frutos, frutos doces e agradáveis para a sociedade e para Deus”, encerrou.

Além do aluno Rogério da Rocha Benício Júnior, 15 anos, Haruanã Cardoso, que fez parte da comissão de seleção dos vencedores ao lado da professora Acsia Lino de Alencar, premiou outros dois alunos do 1º ano do ensino médio: Maria Eduarda Lucena Cordeira de Souza e Lucas Leandro Bernardino da Silva, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares no concurso de redação.