Bairro de Mangabeira ganha mais de seis mil mudas de árvores

O projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’ realizou neste sábado (15) a 2ª etapa com a distribuição de árvores e atividades na Praça do Coqueiral.

O projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’ realizou neste sábado (15) a segunda etapa com a distribuição de mais de seis mil mudas de plantas da Mata Atlântica, além de apresentações musicais e atividades lúdicas na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. Cada uma das 14 regiões do Orçamento Participativo também receberá 430 árvores. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 430 da capital.

O ‘João Pessoa Cidade Jardim’ iniciou em maio de 2013 e já contemplou mais de trinta áreas públicas, como avenidas, praças e canteiros centrais. A ação é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com a Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Além do paisagismo do local, o projeto entra nesta segunda etapa com a plantação de 6.020 mudas de árvores nativas.

O prefeito Luciano Cartaxo participou do evento em Mangabeira, plantou mudas de árvores no jardim da praça do Coqueiral e distribuiu outras para a população. A diretora de uma creche do bairro, Maria Silva, foi a primeira moradora a receber uma planta. “Foi emocionante para mim ter recebido a primeira muda. Eu adoro plantas, mas essa vou levar para a plantar na creche e deixá-la ainda mais arborizada”, contou.

O engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Anderson Fontes, informou que foram distribuídas mudas das espécies Urucum, Algodão da Praia, Pitanga, Ipêzinho de Jardim e Ipê Rosa, todas adaptáveis para serem plantadas em calçadas, jarros e jardins.

O prefeito ressaltou que a ação visa proporcionar maior arborização na cidade, melhorando a qualidade de vida da população. “Essas mudas plantadas hoje farão diferença no futuro das próximas gerações”, disse Luciano Cartaxo.

A titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Daniella Bandeira, explicou que na segunda etapa do ‘João Pessoa Cidade Jardim’, toda semana, uma região do Orçamento Participativo será escolhida e, nela, serão plantadas 430 mudas ao longo do período. Para isso, foi feito um mapeamento de toda cidade e foram eleitas avenidas, praças e canteiros centrais para o plantio. O início dessa fase está sendo realizado na terceira região por ser um dos pontos com baixo índice de cobertura vegetal.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macedo, a falta de árvores nos bairros tem se destacado cada vez mais no processo de urbanização de João Pessoa, de modo que a verticalização pode ser um dos motivos para ausência de áreas verde e esses fatores contribuem até para as mudanças climáticas, tornando esses lugares mais quentes. “Por causa disso, a prefeitura tem desenvolvido diversas ações, dentre elas, esse projeto que visa tornar a capital mais arborizada”, ressaltou.

RESERVAS
A capital paraibana possui duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros ‘pulmões’ para a cidade, além de aliviar o avanço da poluição. Tanto o Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, quanto a Mata do Buraquinho, transformada em Jardim Botânico, conseguem manter a temperatura mais estável e branda, mesmo durante o verão.