Revitalização do Capitólio segue sem sair do papel

Segundo o Iphaep, o principal entrave para a liberação do projeto é a implantação de um primeiro andar e a elevação do prédio em cerca de quatro metros.

O início da revitalização do Cine Capitólio, no Centro de Campina Grande, esbarra num problema de grande estatura. É que segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), o principal entrave para a liberação do projeto apresentado pela prefeitura para implantar no imóvel um centro cultural, em parceria com a iniciativa privada, é a implantação de um primeiro andar e a elevação do prédio em cerca de quatro metros. Enquanto isso não acontece, imóveis antigos no Centro da cidade estão sendo paulatinamente demolidos para a construção de prédios comerciais, como ocorre na rua Epitácio Pessoa.

Uma solução definitiva para o impasse poderá surgir numa reunião do Conselho Deliberativo do Iphaep, prevista para acontecer este mês, quando o projeto de revitalização da prefeitura será novamente analisado. A iniciativa foi resultado de uma audiência na Promotoria do Meio Ambiente, no dia 4 de agosto, depois que o Ministério Público cobrou uma solução para o problema.

O arquiteto Anibal Moura Neto, da equipe técnica do Iphaep, explicou que o órgão lembrou que a proposta da prefeitura contém “basicamente as mesmas inconformidades técnicas que o projeto apresentado na gestão do ex-prefeito Veneziano”.

Anibal explicou que existem outros entraves além da implantação de um primeiro andar no imóvel, que descaracterizaria linhas originais, mas que podem ser facilmente resolvidos.