Pacientes são transferidas após incêndio em hospital de Campina Grande

No momento do incidente, todos os doze leitos da UTI do Pedro I estavam ocupados. Duas pacientes foram transferidas de ambulância.

Funcionários, pacientes e familiares tiveram um verdadeiro susto na noite desta segunda-feira (7), depois que um incêndio foi registrado dentro do Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande. As chamas começaram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas foram controladas em pouco tempo pelo Corpo de Bombeiros. No momento do incidente, todos os doze leitos da UTI estavam ocupados. Duas pacientes foram transferidas de ambulância para outros hospitais da cidade e agora as causas do incêndio estão sendo investigadas. 

De acordo com o Corpo de Bombeiro a suspeita inicial é que tenha ocorrido um problema elétrico em um equipamento instalado na UTI. Através de uma nota a Secretaria de Saúde do Município confirmou que uma possível pane no circuito elétrico de um respirador da área de isolamento da UTI do hospital teria provocado o superaquecimento do aparelho, espalhando uma nuvem de fumaça pelo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e controlou a situação. Por causa do cheiro forte da fumaça, os bombeiros precisaram abrir um buraco numa parede da UTI para dissipar a fumaça. 
 
O incêndio foi registrado por volta das 23h. A sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM) fica na rua Almeira Barreto a pouco mais de 600 metros do Hospital Municipal Pedro I. Segundo a capitã Anuka Macedo, todo o material para a perícia já foi coletado e o Corpo de Bombeiros terá o prazo de 30 dias para apresentar um laudo indicado o motivo. 
 
Entre as pacientes transferidas está uma mulher que havia passado por um parto há alguns dias e foi levada para a UTI do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). A segunda foi transferida para a unidade hospitalar do Estado. Os demais pacientes foram avaliados pela equipe médica que estava de plantão e permaneceram internados no Hospital Municipal Pedro I.
 
A própria prefeitura também vai iniciar um processo administrativo para ajudar a identificar as causas do acidente. Nesta manhã de terça-feira (8) a Secretaria de Saúde do município iniciou um plantão no hospital, para colher e também e dar informações aos familiares dos pacientes que estavam na UTI na hora da pane ocorrida na área de isolamento.  Segundo a assessoria, só houve prejuízo nos dois leitos onde foram necessárias as transferências, os demais não tiveram prejuízos. A área atingida já está isolada e passando por perícias do Corpo de Bombeiros. 
 
Reforma 
 
A pouco mais de um ano a UTI do Hospital Pedro I foi totalmente reformada. Segundo a prefeitura foram trocadas todas as instalações elétricas e hidráulicas do local.  O setor ainda passou por modificações para atender exigências da Vigilância Sanitária. Os equipamentos utilizados na UTI do hospital são novos, com menos de dois anos de uso.