Candidatos apresentam propostas para a presidência da OAB-PB

Previsão é que eleição seja realizada na segunda quinzena de novembro, em data ainda a ser definida.

Faltando pouco menos de dois meses para a eleição que vai escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba, os dois candidatos até então inscritos na disputa já começaram a visitar aliados no Estado para reforçar as bases e atrair novos apoios.

Do lado da oposição, vai disputar à presidência Paulo Maia, apoiado por Carlos Fábio, que era também um dos pré-candidatos. Por sua vez, Carlos Frederico é o candidato da situação, apoiado pelo atual presidente Odon Bezerra. A previsão é que a eleição seja realizada na segunda quinzena de novembro, em data a ser definida. Ao todo, a OAB tem entre 15 a seis mil associados ativos, sendo votantes, entre oito a 10 mil advogados.

De acordo com Odon Bezerra, Carlos Frederico foi a voz da advocacia no Conselho Federal da OAB e vem apoiando a ordem nos principais projetos. “Todas as grandes conquistas que tivemos nos três anos de mandato, Carlos Frederico estava conosco, cito como exemplo, a redução de horas do Tribunal de Justiça, foi ele que levantou essa bandeira.Cito a defesa intransigente dos advogados, sendo a voz dessa categoria perante o Tribunal Regional Federal (TRF), para trancar as ações. Então, sua candidatura não foi imposta, nasceu da vontade do seio da advocacia paraibana. Ele representa o novo, a advocacia forte e pujante do Estado da Paraíba”, pontuou.

Durante a cerimônia de lançamento da pré-candidatura à presidência da OAB-PB, ocorrida na tarde de ontem, na Associação paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa, o advogado Carlos Frederico falou sobre os projetos concretizados à frente do Conselho Federal da OAB e propostas.

“Vamos assegurar as conquistas da gestão anterior,que temos a honra de fazer parte.Além de garantir o que já conquistamos e avançar ainda mais, com prerrogativas, crescimento da Escola Superior de Advocacia (ESA), lutar pela valorização da mulher advogada, do jovem advogado.Vamos também implantar a interiorização, queremos cada vez mais uma OAB presente no interior do estado, em Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Souza, Vale do Piancó, Catolé do Rocha e todas nossas subseções”, ressaltou

O candidato da oposição, Paulo Maia, explicou que a pré-candidatura surgiu após acordo com Carlos Fábio Ismael, que abriu mão da disputa para integrar a chapa na função de presidente da Caixa da Associação dos Advogados.

“(A decisão) é fruto de uma vida madura em sociedade, por se entender que cada pessoa tem legitimidade para caminhar de maneira própria, mas também de entender que em determinados momentos é melhor ainda caminharmos juntos, pois unidos somos mais fortes”, destacou Paulo Maia, ao falar sobre a fusão das chapas. Já Carlos Fábio destacou que “a comunhão surge também da vontade da categoria. Alguém tinha que ceder um pouco e o que havia de diferença das propostas foi vencido em prol dessa união”, esclareceu.

Ao falar sobre as propostas, o candidato criticou a atual gestão da Ordem, afirmando que boa parte da classe não se sente representada pela presidência. “Entre os colegas que nos procuram a palavra é uma só: abandono, um sentimento de diminuição e inferioridade que nunca foi parte da advocacia. A independência, a altivez e a autonomia foram características tradicionais da advocacia e do advogado. Não estamos criando nada novo, mas é algo que há tanto tempo não se vê que se perdeu até mesmo a identidade”, argumentou o advogado, destacando que resgatar a independência da OAB será sua principal meta.