Cidades da região de CG vão ficar quatro dias sem água nas torneiras

Com a ampliação do racionamento, abastecimento vai ficar interrompido das 17h do sábado até às 5h da quarta-feira.

Sem chuva na região do Cariri paraibano e com o volume do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) menor a cada dia, a Cagepa oficializou ontem a má notícia que já havia dado em agosto aos paraibanos abastecidos pelo manancial: o racionamento em Campina Grande e mais oito cidades da região passará de 60 para 84 horas por semana. Isso significa que a população desses municípios ficará quatro dias sem água nas torneiras, das 17h do sábado até as 5h da quarta-feira, a partir de 1º de novembro. A empresa anunciou ainda que também vai ampliar o racionamento nos dez municípios do Sistema Integrado do Cariri, abastecidos por Boqueirão, e em outras nove cidades do Sertão paraibano, onde os reservatórios também estão em situação crítica.

A definição dos novos modelos de racionamento no Estado ocorreu na manhã de ontem, durante reunião da Diretoria de Operações da Cagepa com a presidência da empresa. No caso dos 19 municípios atendidos por Boqueirão, que está com 15,4% de sua capacidade, esse é o terceiro plano de racionamento elaborado pela companhia para atender às resoluções da Agência Nacional de Água (ANA), que em agosto determinou a redução da vazão de água retirada do manancial de 881 litros por segundo para 650 litros por segundo, a partir de 1º de novembro.

As mudanças anteriores ocorreram em dezembro de 2014 e junho deste ano. Além da ampliação, a companhia também pretende colocar em funcionamento, até o final de outubro, o sistema de bombas flutuantes, necessário para captação da água do reservatório por conta do baixo volume.

Com a ampliação, o racionamento para os municípios do Sistema Integrado do Cariri passará de 36 para 72 horas, das 6h do sábado às 6h da terça-feira. Além das cidades abastecidas por Boqueirão, as mudanças também ocorrerão nos municípios de Cajazeiras, atendida pelo açude Engenheiro Ávidos, em Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, abastecidas pelo manancial São Gonçalo, e em Jericó, Mato Grosso, Brejo dos Santos, Bom Sucesso e Lagoa, que estão recebendo água de poços construídos na bacia do açude Carneiro, atualmente com apenas 0,3% de sua capacidade. No caso desses municípios, localizados no Sertão paraibano, a ampliação do racionamento passa a valer no próximo sábado.

Ao justificar a medida, a Cagepa informou, através de sua assessoria de comunicação, que novas ampliações ou racionamentos podem ocorrer em breve, dependendo da ocorrência de chuva e da situação dos reservatórios que abastecem o Estado. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o Estado tem 45 mananciais em situação crítica (com menos de 5% do volume total), 36 em observação (com menos de 20% de sua capacidade), 42 com volume superior a 20% e apenas o açude do município de Mari sangrando.