Projeto social leva música clássica para o Ponto de Cem Réis

Comemorações do Dia da Criança começam às 13h, com brinquedos gratuitos, tendas de serviços, entre outras ações.

Nesta segunda-feira (12), 52 alunos atendidos pelo projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), do Alto do Mateus, farão um concerto aberto no Ponto de Cem Réis, às 14h30, dentro da programação do ‘Dia de Brincar e Ser Feliz’, organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Será a primeira apresentação extra-sala.
 
As comemorações do Dia da Criança começam às 13h, com brinquedos gratuitos, tendas de serviços, shows de palhaços, espetáculos infantis e oficinas de arte-educação. A presença da Orquestra da ASMB dará um toque clássico – e ao mesmo tempo, lúdico, com canções populares de roda, ciranda e de ninar – à programação. “Os meninos passaram um mês ensaiando intensivamente o programa e estão confiantes. Música é uma arte baseada no tripé sentir, pensar e, por fim, agir. Tudo isso eles estão dominando bem”, elogia o regente, Hector Rossi.
 
O núcleo nasceu em agosto de uma parceria entre o governo municipal, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio da Petrobras. Beneficia os jovens de baixa renda com aulas de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), num sistema de jornada complementar à escolar, inspirado no consagrado modelo venezuelano El Sistema, que já formou mais de 300 mil instrumentistas ao redor do mundo. João Pessoa é o décimo núcleo do projeto no País. 
       
Aprendizado além da música – Além das aulas, realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os aprendizes assistem a aulas de reforço de português e matemática e recebem lanches e cestas básicas mensais, tudo condicionado à frequência escolar mínima de 90%. O projeto é homologado pela Organização das Nações Unidas, por meio da Unicef.
 
O foco da ASMB é implantar futuramente mais núcleos de ensino em música pela cidade, com a construção de centros localizados nas áreas mais carentes e desassistidas de cultura. “É um projeto fundamental para a formação cidadã e estímulo à autoestima desses jovens, na medida em que lhes apresenta a música numa idade ideal ao aprendizado”, ressalta o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.
 
A entidade coordena atualmente nove outros núcleos no Sudeste e Norte: cinco só na capital carioca (nos morros do Chapéu Mangueira, Dona Marta, Complexo do Alemão, Macacos e Cidade de Deus, englobando 19 comunidades pacificadas), mais Petrópolis e Piraí (RJ), e Ji-Paraná (RO).