Estudantes de faculdade promovem ação de limpeza das praias da capital

Coleta de lixo, distribuição de sacos plásticos e material educativo foram algumas das ações realizadas nas praias do Cabo Branco e Tambaú

Quem foi às praias do Cabo Branco e Tambaú, na manhã deste domingo, encontrou um mutirão de limpeza. A atividade foi realziada por 30 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Segurança no Trabalho,  da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). A iniciativa partiu dos alunos e professores que promoveram  ações de conscientização para os banhistas sobre o descarte correto dos resíduos, através da coleta de lixo das praias, bem como da distribuição de sacos pláticos e materiais educativos sobre segurança doméstica. A ação integra a programação da semana do ‘Global Day Service’,realizada pela instituição de ensino.

Para o estudante do curso de Segurança no Trabalho, Júlio Cesar Soares, 21 anos, o maior objetivo da força tarefa foi sensibilizar e conscientizar os banhistas sobre os temas  ecológicos, como os cuidados ambientais que todos devem ter e a importância de deixarmos o meio ambiente e a praia sempre limpos. "Distribuímos materiais educativos sobre o descarte correto, sacos plásticos para que as pessoas pudessem colocar o lixo, coletamos os resíduos das praias e aproveitamos para abordar os banhistas que estavam com crianças, para informar sobre a segurança doméstica. Acredito que conseguimos chamar atenção dos frequentadores, para a importância e responsabilidade de manter a praia sempre limpa", pontuou.

O coordenador do curso de Segurança no Trabalho,  Felipe Duarte, que também é um dos responsáveis por conduzir a ação junto aos estudantes, revelou que durante a abordagem feita pelos alunos e trabalho de conscientização, os próprios banhistas procuraram a equipe para pedir orientações e sacolas plásticas. "Conseguimos sensibilizar as pessoas. Nosso maior intuito foi mostrar que todos ganham com esse tipo de iniciativa. O meio ambiente é valorizado, os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula e os frequentadores das praias, em geral, ficam mais atentos sobre o modo como lidam com a natureza e com o descarte do lixo",explicou o professor.