Em calamidade, Santa Rita pede ajuda ao Exército para emergências na saúde

Expectativa é de que dois hospitais de campanha sejam instalados para diminuir a demanda. Cidade está com vários PSfs fechados.

Vivendo uma situação de calamidade, Santa Rita pode contar com a ajuda do Exército para melhorar a saúde pública da cidade. A ajuda foi solicitada pela prefeitura em uma reunião na manhã desta segunda-feira (19). A expectativa é que dois hospitais de campanha sejam instalados no município.

Participaram da reunião o prefeito Severino Alves, o Netinho; o secretário de Saúde, Jacinto Carlos; a promotora da Saúde, a tenente coronel Carla Maria Clausi, diretora do Hospital de Guarnição; e o coronel Marcelo Pagotti, chefe do Estado Maior do Grupamento de Engenharia. A prefeitura deve encaminhar ainda nesta segunda ao Exército um relatório detalhado da situação da saúde em Santa Rita para que se tenha a real noção dos problemas que estão sendo enfrentados na cidade.

De acordo com o prefeito, o comando do Exército se sensibilizou e sinalizou a disponibilidade de dois módulos de Hospitais de Campanha. Os equipamento ainda não tem data para chegar a Santa Rita, mas deve ocorrer o mais breve possível após a aprovação da solicitação.

"A saúde em Santa Rita é uma das nossas prioridades desde o primeiro dia de retomada da gestão. O apoio do Exército será de extrema importância para que a situação calamitosa da Saúde seja amenizada", afirmou Netinho.

Após a instalação, médicos e enfermeiros dos PSFs que estão fechados em Santa Rita atuarão nesses dois módulos de Hospital de Campanha até o fim do decreto de calamidade na saúde que foi publicado no dia 7 de outubro e que tem validade de 90 dias a contar da publicação.