Superação e sonho: cinema ajuda jovem de 18 anos a vencer câncer

A doença, sempre assustadora, também pode levar os pacientes a redescobrirem o amor pela vida.

Invasivo e assustador, o câncer é conhecido por deixar suas vítimas em uma situação de fragilidade, mas também pode levá-las a redescobrirem o amor pela vida. Foi com essa premissa que o jovem Iury Matheus, 18 anos, de Campina Grande, venceu essa doença e passou a vislumbrar novas perspectivas para o futuro. Depois de receber o diagnóstico, ele resolveu lutar pelo seu sonho de trabalhar com cinema e produziu um documentário enquanto tratava do câncer, o que acredita ter sido determinante para a sua cura. Em Campina Grande, mais de 680 pessoas estão em tratamento nos dois hospitais de referência da cidade, segundo dados repassados pelas unidades hospitalares.

“Sempre foi meu sonho lidar com cinema, mas só depois que fui diagnosticado com um câncer que eu tomei coragem de admitir que nasci para trabalhar com audiovisual e que eu não queria perder minha vida trabalhando com coisas que não me sentia bem”, contou Iury. Ele é estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e descobriu no mês de outubro do ano passado que possuía linfoma de Hodgkin, um câncer que atinge o sistema linfático. A partir do momento que houve essa descoberta, ele revela que começou a buscar razões para superar a doença, e o cinema foi uma delas.

Após cerca de um ano de tratamento, ele fala orgulhoso que conseguiu se libertar do câncer e agora se prepara para lançar o seu filme no Comunicurtas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), um festival audiovisual que acontece em Campina Grande e é conhecido a nível nacional. “O documentário foi uma motivação para que eu pudesse dizer: sim, estou vivo apesar dessa doença. Eu posso superá-la e fazer o que eu gosto e sempre sonhei. O documentário para mim serve como um exemplo de que o câncer é uma doença terrível e que dá medo, mas não é o fim do mundo. É só uma batalha muito dura que podemos vencer com fé e esperança”, frisou.

Ao longo da sua luta contra o câncer, Iury recebeu intervenções que foram muito além das sessões de quimioterapia e medicamentos, pois contou também com o apoio da família e dos amigos, todos substanciais para que ele pudesse suportar as dores e as reações brutais do tratamento. Agora ele não precisa mais ser submetido a nenhum procedimento médico, apenas exames rotineiros para monitorar a sua saúde. Ele conta que pretende terminar o curso ingressar em um mestrado de cinema para estudar a fundo a sétima arte, após ter resgatado o amor pela vida e redescoberto que ela merece ser vivida intensamente.

DOCUMENTÁRIO

O documentário é intitulado Do It Yourself – A Arte Cosplay. Ele mostra as histórias de praticantes do movimento cosplay, que são pessoas que se fantasiam como personagens de histórias em quadrinhos, animações, jogos e afins. Ao todo, foram entrevistadas cinco pessoas e outras oito estiveram envolvidas na parte técnica do documentário. Além dessa produção, um documentário em longa-metragem sobre cosplay deverá ser lançado em 2016. (Especial para o JP).