Dia D de vacinação contra raiva acontece neste sábado no Estado

Na capital, ação será realizada em 200 postos de vacinação distribuídos por diversos bairros.

Evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos. Esse é o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica realizada anualmente pelo Ministério da Saúde por meio das Secretarias Municipais de Saúde. Todos os cães e gatos acima de 3 meses de idade que ainda não foram imunizados, devem receber a vacina contra a raiva neste sábado (28), no ‘Dia D’ da campanha.

 Nesta edição, o ‘Dia D’ da campanha será realizado em 200 postos de vacinação distribuídos pelos bairros de João Pessoa, além do ponto fixo no próprio Centro de Zoonoses. Todos irão funcionar das 8h às 17h.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, a campanha teve início no dia 9 de novembro com meta de imunizar aproximadamente 75 mil animais da capital, entre cães e gatos. “Durante toda campanha estamos imunizando os animais na sede do Centro de Zoonoses, nos bairros dos Bancários, mas muitos donos de animais e protetores preferem levar no Dia D da Campanha, pela facilidade, já que sempre há uma equipe para vacinação perto de suas residências”, disse o coordenador.

Desde a abertura da campanha já foram imunizados quase seis mil cães e gatos. “Pedimos que os proprietários não deixem de levar os animais para um dos postos e manter o animal protegido. É importante lembrar que a vacina é um dos métodos mais eficaz de prevenção e cuidado com a saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, completou Nilton Guedes.

Cabedelo
Na cidade de Cabedelo, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, serão, ao todo, 17 postos de vacinação que funcionarão no sábado, das 8h às 17h.

A campanha de vacinação antirrábica, que já vem sendo realizada desde o último dia 16 no município, tem vacinado cães e gatos nas áreas sem cobertura das Unidades de Saúde. A meta para esse ano é vacinar cerca de cinco mil animais, da região o que corresponde a 80% da população.

“Convidamos a população de Cabedelo a aderir à campanha, levando seus cães e gatos para serem imunizados, pois dessa forma estaremos protegendo não apenas os animais contra a raiva, mas também a família desses bichos”, destaca o coordenador municipal de zoonoses, Domingos Fernandes.

A vacinação é a principal forma de prevenção da raiva, que pode atingir animais e humanos com um índice de letalidade próximo dos 100%. O último caso de raiva registrado no município de Cabedelo foi em 2004.