Em um ano, Paraíba registra aumento de 23% dos casos de Aids

No país inteiro teve redução da taxa de detecção e mortalidade de Aids , passando de 20,8 casos por 19,7 por 100 mil habitantes.

Na contramão nacional, a Paraíba registrou aumento do número de casos de Aids. Enquanto o país teve redução da taxa de detecção e mortalidade de Aids, passando de 20,8 casos por 100 mil habitantes em 2013 para 19,7 casos por 100 mil habitantes, em 2014, o Estado da Paraíba apresentou um aumento, em relação aos três últimos anos. Para se ter uma ideia, de 2013 a 2014, o aumento foi de 44% dos casos. Já de 2014 para 2015, houve um aumento menor, de 23%. O ano passado foram notificadas 593 pessoas com Aids, e até novembro desse ano, foram contabilizados 731 casos, sendo este total composto tanto por notificações de pessoas que desenvolveram a doença como de pessoas que apenas possuem o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Os dados são do novo Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2015, divulgado ontem.

“No final do ano passado foi publicada uma portaria nacional, que determinava que as notificações teriam que ser feitas de pessoas com Aids e de pessoas com HIV,. Por isso, o registro desse aumento, que não é absoluto, mas sim relativo, já que de 2014 para trás fazíamos a notificação apenas de Aids e agora englobamos as duas formas”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Joana Ramalho.

 Conforme a SES, dos 731 casos de Aids em adultos, a maioria é identificada nos homens. Enquanto são 222 casos de Aids em mulheres, em homens esse número sobe para 509. Para Joana Ramalho, o número de soropositivos torna essencial o uso de preservativos nas relações sexuais. “A Aids vem aumentando, principalmente entre a população mais jovem, por isso o preservativo deve ser usado em toda relação sexual, sem exceção”, pontuou.

Quanto aos óbitos em decorrência da Aids, na Paraíba, os números seguem em redução, assim como os dados nacionais. Em 2013, foram contabilizados 145 óbitos,  136 no ano passado e 122 óbitos este ano. Sobre as políticas públicas de assistência às pessoas que possuem Aids e ações de combate e prevenção ao HIV, desenvolvidas pela o Estado da Paraíba, a SES informou que a meta é conseguir diagnosticar 90% das pessoas que vivem com o HIV e não sabem que têm. Este mês, a SES realiza campanha de prevenção e testagem rápida, com o objetivo do diagnóstico precoce.

TRATAMENTO

Os locais que oferecem o tratamento da Aids no Estado são os Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAEs) de Patos, Santa Rita e Cabedelo, além do Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. Já os medicamentos antirretrovirais são disponibilizados nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos ARVs, localizadas em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.