Semob usará câmeras para autuar motoristas infratores em JP

Equipamentos  de vídeo começam a operar a partir de fevereiro do próximo ano.

A partir de fevereiro de 2016, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), através dos equipamentos de vídeo instalados em pontos estratégicos da cidade, pretende utilizar as imagens captadas pelo Controle de Tráfego por Área (CTA) do órgão, para fiscalizar e emitir autuações aos infratores da legislação de trânsito, em João Pessoa. A medida tem como base uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de junho de 2015, que regulamenta a fiscalização de trânsito por videomonitoramento.

Placas educativas estarão sinalizando e informando aos condutores da existência da fiscalização por câmeras na via. Além disso, uma campanha educativa será realizada pelo menos 15 dias antes que a medida passe a autuar.

Parar sobre faixa de pedestre, invadir a faixa exclusiva para ônibus, estacionar em locais proibidos, principalmente em cima das calçadas ou provocar filas duplas, além de usar aparelhos celulares ou permanecer sem cinto de segurança são algumas das irregularidades que podem ser fiscalizadas e acarretar punição ao condutor. O excesso de velocidade é uma infração que não é registrada por este tipo de fiscalização, mas pelos radares que são equipamentos aferidos para este tipo de constatação.

As câmeras possuem imagem em alta qualidade e alcance que pode chegar a 400 metros. Os agentes de mobilidade no Controle de Tráfego por área (CTA) vão observar as imagens (em tempo real) e os veículos que estiverem com prática irregular no trânsito serão flagrados, as placas identificadas e a punição emitida. 

Atualmente, a Semob possui 43 equipamentos instalados nos pontos de maior demanda de tráfego da cidade, que auxiliam no gerenciamento e no trabalho  dos agentes. Dentro do planejamento a médio prazo, câmeras e radares portáteis também serão utilizados para monitorar e fiscalizar o trânsito na capital.