Oficina em cordel trata dos direitos das pessoas com deficiência

Ação acontece das 8h às 12h no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), no Pedro Gondim.

Nesta quinta-feira (10), acontece em João Pessoa a oficina “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”. O evento, que tem o intuito de difundir a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ocorre das 8h às 12h no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), no bairro de Pedro Gondim.

A oficina, realizada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), combina palestra e apresentação em literatura de cordel. Além de João Pessoa, as oficinas percorrem outras nove capitais: Natal (RN), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Teresina (PI), São Paulo (SP).

Para o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Antonio José Ferreira, as oficinas refletem o avanço que o país vive em relação à inclusão desse grupo. Destaque para a recente aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, responsável por colocar o Brasil entre os países com legislação mais avançada sobre o assunto.

“Conseguimos ampliar significativamente o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, ao mercado de trabalho e a linhas de crédito, entre muitos outros direitos, por meio de um conjunto de políticas públicas implantadas nos últimos anos. Com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las mais à sociedade”, afirma.