Cabedelo, Pitimbu e Conde recebem o plano municipal de saneamento básico

Já tinham recebido o plano do Governo do Estado, os municípios de Barra de Santana e Caturité.

A cidades de Cabedelo, Pitimbu e Conde receberam nesta quarta-feira (16), os planos municipais de saneamento básico elaborados com recursos do Programa Pacto Pelo Desenvolvimento Social, do Governo do Estado. A entrega foi feita pelo secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

Na solenidade, a gerente ambiental da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Vanessa Fernandes, disse que os planos são o pontapé inicial para o planejamento desses municípios e execução de projetos na área de saneamento básico, que hoje é uma fragilidade social não só na Paraíba, mas em todo o país.

“Estamos entregando esses planos para que os gestores possam colocá-lo embaixo do braço e bater nas portas dos ministérios e dos órgãos, a fim de pleitear recursos federais nas áreas de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, manipulação de resíduos sólidos e abastecimento de água”, comemorou o secretário Fabiano Lucena. 

Leonardo Barbalha, prefeito de Pitimbu, revelou que o documento será uma das principais ferramentas para alavancar o turismo na cidade. “Precisávamos de um plano como esse para que viéssemos a organizar e dar qualidade ao nosso turismo. Certamente vamos procurar os órgãos competentes para arrecadar verba e colocar em prática tudo que foi feito através desse documento”, destacou o gestor.

Cinco cidades paraibanas reivindicaram a pactuação dos planos de saneamento básico. No início de dezembro, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega dos planos das cidades de Barra de Santana e Caturité. Na próxima rodada, em 2016, outros municípios interessados poderão enviar suas demandas para a Secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal.