Alistamento Militar obrigatório começa no dia 1º de janeiro

Ministério da Defesa estima que no Brasil 2 milhões de jovens realizem o alistamento no próximo ano. 

Começa no dia 1º de janeiro o período de alistamento militar. A ação é obrigatória para todos os homens que completam 18 anos em 2016, conforme previsto na Constituição Federal. O Ministério da Defesa estima que no Brasil 2 milhões de jovens realizem o alistamento no próximo ano. Desse total, 100 mil devem ser incorporados para o serviço militar nas Forças Armadas – Aeronáutica, Exército e Marinha.

O período de realização do alistamento vai até 30 de junho na Junta de Serviço Militar administrada pela prefeitura de cada cidade. Para saber onde é a junta mais perto acesse o portal da Diretoria de Serviço Militar.

Para fazer o alistamento, é necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento de identidade – no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção; comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; carteira de identidade – ou carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento que permita a identificação do alistado. Além disso, é preciso levar uma fotografia 3×4 – recente, de frente e sem retoques.

O alistamento é importante para a obtenção de documentos como passaporte e carteira profissional de trabalho. Sem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) não é possível também se inscrever em uma universidade ou mesmo assumir uma vaga no serviço público, por exemplo.