PB: seis praias com risco para banhistas

 Praia Bela, devido às fortes ondas, é um dos locais com maior ocorrência de resgate aquático no Litoral.  

Seis praias aparecem como as mais propensas ao registro de casos de afogamento, como dito anteriormente. No entanto, os motivos não são os mesmos em cada um desses locais. Segundo o tenente Cícero Silva, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, em Praia Bela, Litoral Sul, por exemplo, o risco de afogamento se dá, principalmente, pelas ondas mais fortes.

Em Gramame, Litoral Sul,  a desembocadura do rio em direção ao mar representa um perigo real que muitos banhistas desconsideram. “As pessoas acabam sendo levadas para a correnteza por desconhecerem essas características, tentam atravessar e não conseguem”, destacou. Segundo ele, praia Bela é um dos locais com maior ocorrência de resgate aquático.

Nas praias de Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, a maior incidência é de crianças perdidas, conforme destacou o Corpo de Bombeiros. Nesses casos, o ideal é que, ao chegar à praia, os pais se dirijam a um dos postos de guarda-vidas para que a criança receba uma pulseira de identificação, onde são colocados o nome da criança, dos pais e o contato dos responsáveis. Uma medida simples e rápida que ajuda no caso da criança se perder. “Inclusive, é bom ressaltar que se alguém encontrar uma criança sozinha na praia, leve-a a um dos postos guarda-vidas para que os bombeiros possam encontrar seus familiares”, frisou.

Só bombeiro deve fazer salvamento
 

Se mesmo tomando todos esses cuidados, um banhista for vítima de afogamento, é importante manter a calma e procurar ajuda dos Bombeiros. Muito importante destacar que, se a pessoa não conhece técnicas de resgate aquático e não se sente seguro, o melhor a fazer é ficar longe da vítima, e não tentar retirá-la do mar. “Infelizmente já houve mortes de pessoas que tentaram ajudar e acabaram morrendo porque não sabiam fazer o resgate. Assim, teremos duas vítimas e não uma”, explicou o tenente Cícero Silva, do Corpo de Bombeiros. 

A recomendação é que a pessoa procure um objeto flutuador para que a vítima possa se apoiar. Ao mesmo tempo o resgate dos Bombeiros deve ser acionado o mais rápido possível através do telefone 193. “Temos os postos de guarda-vidas em vários pontos do litoral”, declarou. Durante a semana, a média de postos nas praias é de dez, segundo o Corpo de Bombeiros. Aos finais de semana são 20; em feriados de grande concentração de banhistas, pode chegar a 40. 

Para garantir a segurança dos banhistas neste período de verão, o Corpo de Bombeiros realiza a operação Verão que se estende até 14 de fevereiro. As ações contam com o apoio de 89 guarda-vidas, do helicóptero Acauã (da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social) e da Marinha. A operação abrange a faixa que vai de Lucena até o limite com Pernambuco. 

“Os guarda-vidas estão em alerta, sobretudo nas áreas mais críticas, nas quais registramos maior incidência de ocorrências, a exemplo de Gramame, praia Bela e Pontinha de Lucena”, informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros.