Com chuvas acima da média, Defesa Civil fica em estado de alerta em JP

Em apenas 24 horas, choveu 91 milímetros. Volume supera a média prevista para todo o mês de janeiro.

Os próximos 3 dias serão de chuvas intensas em João Pessoa. O alerta foi emitido pela Defesa Civil da capital após registrar 91 milímetros (mm),  nas últimas 24 horas. As chuvas que iniciaram na manhã do domingo e caíram até  a tarde de ontem, ultrapassaram a média esperada para todo o mês de janeiro (79,5mm) e acabaram causando transtornos por toda a capital. No bairro do Varadouro, congestionamentos atrapalharam o trajeto de motoristas devido a alagamentos, como o registrado em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Já no bairro do Grotão, famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas e tiveram que ser retiradas de suas residências e relocadas para um abrigo improvisado numa escola do bairro. 

Até o início da tarde de ontem, conforme o coordenador da Defesa Civil da capital, Noé Estrela, os sete pluviômetros instalados na cidade haviam registrado 91 mm de chuva. Durante a manhã, em seis horas de chuva a Defesa Civil já tinha registrado 73 mm, quase a média de todo o mês. “Recebemos um alerta da Defesa Civil de Brasília, informando que nos próximos três dias as chuvas se intensificariam na capital. Estamos monitorando os locais de possíveis alagamentos e atentos aos chamados”, garantiu Noé.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa),  a média esperada para todo o mês de janeiro era de 79,5 milímetros. 

TRANSTORNOS

Na capital paraibana, durante a manhã, o trânsito ficou lento nas regiões do Geisel, Cristo, Varadouro e no Centro da cidade, nas proximidades da Lagoa. O advogado Ivandro Monteiro se atrasou para um compromisso em Santa Rita por conta do trânsito que teve que enfrentar no Centro da cidade, principalmente na área em frente à CBTU. “Toda chuva temos que enfrentar esses transtornos. É complicado”, lamentou. 

Apesar de ser considerado um dos mais críticos, lá foi apenas um dos trechos de alagamento na cidade, conforme Noé Estrela. “Tivemos pontos de alagamento espalhados por toda a cidade. Ao lado do Colégio Lourdinas, na avenida Epitácio Pessoa, na rua Maciel Pinheiro, Mercado de Artesanato, em Tambaú, no bairro Colinas do Sul (Grotão) e na avenida Sergio Guerra (Bancários)”, disse. 

Uma queda de barreira foi registrada e oito famílias tiveram que ser relocadas no bairro de Tambauzinho, mas não houve feridos. Já no Grotão, famílias que residem em cima do leito do rio foram relocadas porque a tubulação não suportou e entrou nas residências. "Tiramos as famílias para uma escola do bairro porque vamos fazer a manutenção da tubulação. Elas recebem toda a assistência por nós e pela Secretaria de Assistência Social”, garantiu.

Para minimização dos transtornos, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também realizou serviços de manutenção de galerias. Noé destacou ainda que os transtornos ocasionados pelas chuvas são cada vez menores, devido a ações desenvolvidas no projeto ‘João Pessoa em Ação’. “Nesse período que consideramos crítico, emitimos sinal de alerta para acelerar a resposta às ações, mas realizamos um trabalho que representa a redução de problemas”, pontuou. (Colaborou Secy Braz)