Captura e venda de caranguejo-uçá estão proibidos até março

Quem for flagrados capturando o animal durante a andada serão encaminhados para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerão penalidades.

A captura, comercialização e compra de caranguejo-uçá estão proibidos em Bayeux até 29 de março. Ações para fiscalizar o período de andada estão sendo realizadas pela SEMABY (Secretaria de Meio Ambiente).

Desde o dia 15 de janeiro começou a segunda etapa do período de defesa do crustáceo. Assim como a Paraíba, Estados como Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia estão proibidos de capturar o caranguejo-Uçá no período de andada.

Entende-se por “andada” o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

Durante todo esse período a SEMABY (Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux), realizará várias ações educativas nas escolas situadas nas comunidades ribeirinhas e visitações na feira pública da cidade.

“O objetivo dessas ações é que os caranguejos fiquem protegidos no seu período de reprodução, mantendo assim o equilíbrio ambiental da espécie”, destacou o Secretário de Meio Ambiente do município, Edielson Gonçalo.
 
Aqueles que forem flagrados capturando o animal durante a andada serão encaminhados para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerão penalidades.