Câmeras de trânsito começam a ser usadas para multar em João Pessoa

Fiscalização tem início nesta segunda-feira (1º). De acordo com a Semob, vão ser fiscalizadas ações como invadir faixa de pedestre e estacionar sobre calçadas.

A partir desta segunda-feira (1º) as câmeras de monitoramento da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa também vão ser usadas para fiscalizar e multar motoristas que cometerem irregularidades no trânsito da capital paraibana. Inicialmente, a fiscalização acontecerá em seis pontos da cidade.

As câmeras vão fiscalizar irregularidades como estacionar nas calçadas, ficar em cima da faixa de pedestre, estacionamento em fila dupla, ocupação de vagas especiais sem credencial e o uso de celular à direção.

“Tem que se ter cuidado. Essa é uma forma de tornar o trânsito cidadão, respeitando o espaço de cada um”, disse o superintendente da Semob, Carlos Batinga, falando sobre a importância da nova medida.

Agentes de mobilidade estarão de plantão no setor de Controle de Tráfego por Área (CTA). Eles vão ficar observando as imagens e autuarão os condutores que cometerem infrações. Nesta primeira fase, das 44 câmeras de monitoramento da Semob, 6 estarão sendo usadas para fiscalização.

Elas estão localizadas nas seguintes vias: Rua Maciel Pinheiro (Varadouro), Avenida General Osório (próximo ao Terminal de Integração), Avenida Dom Pedro II (próximo ao Mercado Central), Praça João Pessoa, Avenida Cruz das Armas (próximo à Feira de Oitizeiro) e na Avenida Josefa Taveira (próximo ao Mercado Público). Placas de sinalização foram instaladas nas localidades para que os condutores saibam que estão sendo observados.

A medida tem como base uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de junho de 2015, que regulamenta a fiscalização de trânsito por videomonitoramento.