Mais de 2 milhões de preservativos serão distribuídos na PB durante Carnaval

Distribuição vai acontecer durante os blocos do Folia de Rua. Iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Mais de 2 milhões de preservativos serão distribuídos em todos os municípios da Paraíba no Carnaval deste ano. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que durante os blocos do Folia de Rua vai disponibilizar uma equipe itinerante do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF) para realizar a distribuição dos itens, acompanhados de material educativo.

De acordo com a chefe do Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Joanna Angélica Ramalho, a estimativa é de casos novos de sífilis, HPV, gonorreia e HIV após o período de carnaval, devido a falta do uso dos preservativos.

“A maioria desses novos casos acontece por transmissão daquelas pessoas infectadas com o vírus que não sabem sobre sua situação sorológica. Por isso, não temos como avaliar o número de novos casos, pois a procura aos serviços de referência nem sempre ocorre de forma imediata, podendo demorar meses ou anos para realizarem um teste de HIV”, explicou.

Além de proteger contras as doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativos em todas as relações sexuais ainda previne uma gravidez indesejada. Joanna ressaltou também a importância de, em caso de relação sem proteção, procurar fazer um teste para saber a situação sorológica.

“Ao ser diagnosticado com uma doença que tem cura, após o tratamento pode-se voltar a ter uma vida sexualmente ativa normal, mas sempre usando preservativo para não ser reinfectado. Ao ser contaminado pelo vírus HIV, que como sabemos ainda não tem cura, mas tem tratamento, o indivíduo deve iniciar o tratamento o quanto antes, para assim garantir uma boa convivência com o vírus”, concluiu.