Avenida Floriano Peixoto lidera acidentes em Campina Grande

Nos últimos três anos, a via teve 1.104 ocorrências das 13.186 registradas na cidade

O desrespeito à sinalização e às normas de trânsito são fatores que continuam contribuindo para os acidentes em Campina Grande. Nos últimos três anos, de 2013 até o final do ano passado, foram 13.186, e o principal corredor da cidade, a Avenida Floriano Peixoto, é a via que concentra a maior parte dessas ocorrências. No período citado, foram 1.104 acidentes na Floriano Peixoto, sendo que 374 deles ocorreram somente em 2015. Os dados foram compilados pelo setor de estatística da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), e congrega também informações do Corpo de Bombeiros, das Polícias e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

Conforme o levantamento, em segundo lugar no ranking das vias com maior registro de acidentes de trânsito está a Avenida Assis Chateaubriand, que perpassa os bairros Liberdade, Jardim Paulistano e Tambor. A avenida registrou 206 acidentes em 2015, um acréscimo de 11,4% em relação a 2014, quando foram registrados 185 acidentes. Em um ano a via passou de 3º para 2º lugar na relação da STTP. A Avenida Argemiro de Figueiredo, BR-230, aparece em 3º lugar com mais acidentes registrados na cidade. Foram 184 em 2015. No entanto, esse trecho registrou redução em relação a 2014, quando 211 ocorrências haviam sido relatadas.

O vendedor Bruno Silva, 29, mora no bairro do Jardim Paulistano, e a Avenida Assis Chateaubriand é sua rota diária de ida e vinda do trabalho. Ao saber que a via está em segundo lugar em número de acidentes, Bruno nem se surpreende. “Poderia ser a primeira, porque aqui cada um que dirija do jeito que quer, isso porque a sinalização é muito ruim. O trânsito nos horários de pico é complicado, uma disputa, e já vi vários acidentes acontecerem, felizmente não fui vítima de nenhum”, comentou o vendedor.

Conforme o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, o levantamento faz parte de estudos constantes sobre a realidade do trânsito de Campina Grande para que o órgão possa realizar ações de sinalização, visando reduzir as estatísticas de acidentes na cidade.

 “São vias de preocupação para a cidade, para as quais estamos elaborando um conjunto de ações, de melhoria de sinalização, tanto no sentido horizontal, como vertical, e também implementação de lombadas eletrônicas nesses corredores onde foram registrados mais acidentes”, afirmou o superintendente.

Para a avenida que lidera as ocorrências, a Floriano Peixoto, as mudanças vão começar já no dia 22 desse mês. Conforme a STTP, será realizada uma grande ação de sinalização, definindo o corredor exclusivo para ônibus, no trecho que vai do viaduto, no Centro, até o terminal de integração.

 “A faixa direita será exclusiva dos ônibus, a faixa esquerda para os carros e a faixa intermediária será destinada preferencialmente ao transporte público. A partir do dia 22 iniciaremos as mudanças, a revitalização de placas de sinalização, abrigos e a pintura das faixas, bem como a orientação de pedestres e condutores, explicando o novo conceito da via, que tem o objetivo de reduzir esses acidentes”, frisou o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto.

Lombadas

Dentre as ações para reduzir o número de acidentes de trânsito, provocados muitas vezes pelo excesso de velocidade dos condutores, está a implantação das lombadas eletrônicas. A previsão da STTP é de que os primeiros equipamentos sejam instalados ainda no primeiro semestre desse ano, em três vias de grande circulação do município, que são: as avenidas Assis Chateaubriand, Manoel Tavares e Francisco Lopes, nos bairros da Liberdade, Alto Branco e Três Irmãs, respectivamente. De forma geral, o projeto prevê 15 pontos com a fiscalização eletrônica, mas os 12 restantes ainda estão sendo definidos e não tem data para instalação.