Prédio histórico no Varadouro é alvo de abandono e vira depósito de lixo

Interditado pela Defesa Civil, o prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, corre risco de desabamento.

Interditado e isolado pela Defesa Civil Municipal em julho de 2014, após ter parte da estrutura desmoronada pela força das chuvas, um antigo prédio histórico tombado, situado na rua da Areia, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, deveria estar protegido das ações de vandalismo, mas está sendo transformado em depósito de lixo. A importância histórica do imóvel é menosprezada por populares que jogam restos de estofados e madeira no local.

O prédio é uma propriedade privada e o dono do imóvel já foi acionado pela Defesa Civil para que as providências de reparo no local fossem tomadas, mas até o momento nada foi feito. Manilhas ainda fazem o isolamento lateral do prédio, que corre o risco de desabar. 

Devido ao tipo de material descartado no local, sugere que a origem do lixo seja as oficinas e capotarias existentes nas imediações do prédio, mas nenhum dos profissionais do setor quis comentar o assunto com a reportagem. 

O descaso incomoda a população, que se entristece ao ver parte da história da cidade ser destruída pela falta de consciência da sociedade, como contou administrador Humberto Pereira, 34 anos, que passa diariamente pelo local. “Chega a dar uma dor no coração em ver uma situação dessa. Eu mesmo admiro demais a arquitetura dos prédios históricos, mas muitas pessoas parecem não saber a importância deles e fazem um negócio desse. É triste demais e o poder público não faz nada para mudar esse cenário”, lamentou.
 

O titular da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), Fernando Milanez, informou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já tomou as medidas cabíveis ao município em relação ao imóvel, como a interdição e isolamento do mesmo. No entanto, afirmou que a Copac não tem competência sobre o descarte irregular de lixo. “Apesar disso, vou direcionar uma equipe para inspeção ‘in loco’, pois a coleta de lixo na rua é feita normalmente todos os dias, mas a equipe irá verificar no interior o imóvel se realmente há esse tipo de material. Confirmando, os possíveis autores do descarte irregular de lixo serão notificados por meio da Emlur (Autarquia Municipal de Limpeza Urbana)”, garantiu.