Cai número de indenizações pagas pelo Seguro DPVat na Paraíba

Número de ressarcimentos pagos caiu de 15,5 mil em 2014 para 14,6 mil no ano passado.

O número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT a motoristas, pedestres e passageiros vítimas de acidentes de trânsito na Paraíba diminuiu em 2015. Segundo a seguradora Líder, que administra o seguro obrigatório pago anualmente por donos de veículos no país, foram concedidas 14.690 indenizações no ano passado, contra 15.560 em 2014. A tímida queda segue uma tendência nacional, segundo a empresa, em virtude da redução dos acidentes de trânsito, devido à fiscalização e às normas mais rígidas dos órgãos de controle.

A redução mais significativa foi nas indenizações pagas por despesas médico-hospitalares – que são os gastos que os pacientes têm nos hospitais, com medicamentos e outros procedimentos médicos – e que já representam a menor parcela dos valores distribuídos pela seguradora. Enquanto que em 2014 foram pagas 787 indenizações, em 2015 apenas 673 acidentados receberam esse tipo de restituição, um decréscimo de 14,49%.

Em relação às indenizações concedidas a acidentados no trânsito que ficaram com invalidez permanente, impedidos de realizar as atividades diárias normais – geralmente com membros amputados ou com perda acentuada de movimento – a queda foi de 5,4%. Mesmo assim, esse tipo de restituição representa a maior parte das compensações do DPVAT, pagas a 13.100 pessoas no ano passado. Já as indenizações concedidas por morte tiveram a menor queda no período mencionado, passaram de 925 em 2014 para 917 em 2015. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de óbitos por acidentes de trânsito na Paraíba caiu de 980 em 2014 para 970 no ano passado.

No entanto, emergências lotadas e a grande movimentação de ambulâncias ainda sinalizam que a violência no trânsito é algo que, embora preocupante do ponto de vista da saúde pública, se tornou comum. Seja por imprudência dos condutores, condições das vias ou fatores adversos, essas ocorrências são a maior causa de internação na Paraíba. Por dia, somente no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, são atendidas cerca de 20 vítimas de acidentes de trânsito, número que praticamente dobra aos finais de semana. Em 2014, a unidade atendeu a 8.491 vítimas dessas ocorrências. No ano passado, os atendimentos aumentaram 11,6%, quando a unidade atendeu 9.477 acidentados.

Já no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, a quantidade de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito diminuiu de 2014 para 2015, mas o número ainda é alto e mostra, conforme o diretor da unidade, Geraldo Medeiros, que a população ainda se mostra insensível às campanhas de conscientização. “O índice ainda é muito alto e oscila bastante. Ora eles apresentam uma diminuição, ora um aumento. Em relação aos acidentes de moto, por exemplo, nós não temos perspectivas de diminuição significativa, o que é preocupante”, comenta.

Para o assessor da diretoria da Seguradora Líder-DPVAT, Márcio Norton, a queda é um reflexo de uma fiscalização mais efetiva, que tem levado à redução dos acidentes de trânsito. “O que a gente nota é que esses acidentes vêm diminuindo, devido a vários fatores, os efeitos da Lei Seca e a conscientização sobre o uso de equipamentos de segurança no trânsito, por exemplo, assim como a redução da velocidade nas vias. Para se ter uma ideia, 90% das pessoas atropeladas por veículos a uma velocidade até 30 quilômetros por hora sobrevive” comenta, ao frisar “é importante observar que essas indenizações não são necessariamente referentes a acidentes ocorridos nesse mesmo período, já que há um prazo de três anos para que o seguro seja solicitado.”