Duplicação da Avenida Cruz das Armas não tem data para ser concluída

Projeto de alargamento da via, que deverá ganhar canteiro central e calçadas laterais,  ainda não tem previsão de início.

A duplicação da avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, ainda não tem data para acabar. Mesmo com a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), anunciada na última terça-feira, para a licitação ser retomada, o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB) aguarda publicação de acórdão para, então, poder lançar o edital de licitação. Somente após o processo licitatório, que não tem data prevista, a obra será reiniciada. À época em que foi iniciada, em agosto de 2012, a conclusão do alargamento e recapeamento da via estava prevista para dezembro do mesmo ano, o que configura um atraso de três anos e três meses, até o momento.

Com a conclusão da obra, a avenida Cruz das Armas ganhará duas novas pistas de 7 metros de largura cada uma, canteiro central com um metro e calçadas laterais com 2,5 metros. O JORNAL DA PARAÍBA esteve no local na manhã de ontem e observou que em alguns trechos da via já houve alargamento e recapeamento, mas além da conclusão das duas novas pistas, o canteiro central e a padronização das calçadas ainda não foram executados.

Apesar de o alargamento já existir em alguns pontos da avenida, os condutores, comerciantes e moradores do local estão insatisfeitos com a demora da conclusão da obra, que segundo eles tem causado muitos transtornos, como contou o comerciante Eudes Marques, 52 anos. “Eu tive que recuar meu estabelecimento porque parte da minha calçada foi retirada. Fiz empréstimo, fiquei no sufoco, mas para não perder a fonte do sustento dos meus filhos tive que fazer essa reforma, acreditando que ia ver uma avenida larga, bonita e iluminada, mas até agora nada. Eu que fiquei no prejuízo”, relatou.

Já o morador Cícero Nazareno, 61 anos, ressaltou que os documentos para desapropriação dos imóveis foram entregues ao DER, as calçadas foram retiradas, mas até agora não recebeu indenização. “Essa obra só fez atrapalhar a vida de todo mundo aqui. Até agora, não recebi um centavo porque tive que quebrar minha calçada”, declarou.

Entretanto, o anseio da população não tem data ainda para ser atendido, pois segundo o diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, o órgão aguarda a publicação do acórdão por parte do TCE para poder abrir a licitação. “Somente depois de tudo isso é que vamos ver a data de início da retomada da obra. Depois que for reiniciada, ela deve ser concluída em seis meses”, afirmou.

O superintendente de DER, Carlos Pereira de Carvalho, também foi procurado. Ele informou que estava em viagem e não poderia repassar esses detalhes.
 

Projeto

O projeto inicial do trabalho de urbanização e requalificação da avenida Cruz das Armas compreende um trecho de 1,5 km entre o cruzamento com a avenida Coronel Adolfo Massa até o Viaduto de Oitizeiro, mas também prevê o recapeamento da via no que vai da Praça Semeão Leal, próxima ao Centro Administrativo, até a avenida Coronel Adolfo Massa, um trecho que tem 2,5 km. A via deve receber o remanejamento de serviços públicos, terraplenagem, ampliação do sistema de drenagem, pavimentação e recapeamento em concreto asfáltico, calçadas laterais, sinalização vertical e horizontal e iluminação ornamental.