Câncer de pulmão já fez 20 vítimas este ano na Paraíba, revela SES

Em todo o ano passado, foram registradas 410 mortes pela doença no Estado.  Nesta terça é lembrado Dia Estadual de Combate ao Tabagismo.

A Paraíba possui hoje 453.546 fumantes (11,5% da população) e, destes, 89.784 estão em João Pessoa, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Em 2014, em todo o Estado, 389 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão. Em 2015, este número subiu para 410. Já em 2016, 20 óbitos foram contabilizados, segundo a  Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para lembrar o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, o governo do Estado, por meio da SES, realiza hoje, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, diversas atividades. A programação começa às 8h e se estende até as 11h30, com o objetivo de trabalhar a prevenção do tabagismo.
Serão oferecidos testes de espirometria (mede a função pulmonar); Fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono no ar expirado); além de orientações sobre os malefícios do tabagismo e distribuição de material educativo.

Para a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho, a intenção de promover ações como esta é levar informação para a população, visando uma melhor qualidade de vida e proporcionando ambientes livres do cigarro. “Aproveitamos datas pontuais para oferecer nossos serviços de saúde em pontos estratégicos, como é o caso do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Trabalhamos, acima de tudo, com prevenção, mas também conduzimos os fumantes aos locais de referência de tratamento no Estado e informamos onde devem buscar ajuda profissional”, disse ela.

As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Conselho Regional de Medicina (CRM); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba; Liga os planos de saúde – que vão desenvolver atividades alusivas em seus respectivos espaços, também no dia 15 de março –  Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.

Tratamento

Na Paraíba, existem hoje 37 Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde.