Médicos da rede municipal de saúde de JP mantêm paralisação

Categoria reivindica que a aposentadoria seja garantida com remuneração integral e ainda melhores condições de trabalho.

A espera de três meses por uma consulta que a dona de casa Maria de Fátima enfrenta deve se prolongar por pelo menos mais um mês. Ontem, ela esteve no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa, mas o médico que iria atendê-la não foi ao trabalho. “Preciso de uma cirurgia de vesícula, mas quando cheguei aqui me disseram para voltar dia 4 de abril”. O motivo é a paralisação dos cerca de 500 médicos, de cargo efetivo, que trabalham na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Eles suspenderam os atendimentos ontem e continuam sem atender hoje, com possibilidade da interrupção no serviço ser prolongada até a próxima sexta-feira.

A categoria reivindica que a aposentadoria seja garantida com remuneração integral e ainda melhores condições de trabalho. Além dos médicos, os especialistas em hemodinâmica também estão de braços cruzados e querem reajuste salarial. Sem os médicos, os serviços de saúde básica e cirurgias eletivas nas unidades municipais de saúde estão suspensos, mantendo-se apenas os atendimentos de urgência e emergência.

Segundo o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Sindmed-PB), os hospitais mais afetados são o Santa Isabel e Ortotrauma de Mangabeira, onde estão suspensos os serviços de ambulatório e as cirurgias eletivas, o ambulatório do Instituto Cândida Vargas e os serviços para os pacientes de classificação azul e verde do Hospital do Valentina.

O prefeito da capital, Luciano Cartaxo, se reuniu, no final da tarde de ontem, com representantes do Simed-PB. Durante o encontro, realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o gestor apresentou a proposta de transformar e substituir as gratificações de natureza indenizatória em gratificações de natureza salarial. Ou seja, foi apresentado um Projeto de Lei que requer a substituição da Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) – propter laborem – por uma rubrica permanente, que integre a remuneração dos profissionais. Esta nova remuneração seria a chamada Representação por Atividade Médica (RAM). A matéria foi assinada pelo prefeito e encaminhada para a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)