JP adere à ‘Hora do Planeta’ e Estação Ciência apaga as luzes por 1h

Mobilização acontece em âmbito global e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente

Durante uma hora, as luzes de vários pontos espalhados por todo o Brasil vão ficar apagadas na noite deste sábado (19) em adesão à ‘Hora do Planeta’. A mobilização, que acontece em âmbito global, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se buscar soluções urgentes que revertam o aquecimento do planeta. A Paraíba também aderiu ao movimento.

Locais como a Praça dos Três Poderes, em Brasília, os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e Fonte Luminosa do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, apagarão as luzes como parte da mobilização, que é liderada pela organização não governamental (ONG) WWF. Em João Pessoa, a Estação Cabo Branco – Ciência, Arte e Cultura ficará com todas as luzes apagadas entre as 20h30 e as 21h30. O evento tem o apoio ainda da Secretaria de Meio Ambiente da capital (Semam).

De acordo com a secretária da Semam, Daniela Bandeira, o apoio ao movimento já ocorre há alguns anos e o objetivo é chamar a atenção da população. “Queremos alertar para toda a precariedade que temos quando o assunto é o meio ambiente. Indicamos a Estação Ciência porque é um símbolo da cidade”, explicou.

Além de órgãos municipais, também empreendimentos privados participarão da mobilização. Também na capital, um deles será o Hotel Verdegreen. De acordo com o assistente de sustentabilidade Rafael Santos, essa é a sétima vez que o hotel adere ao movimento. “É um ato simbólico para mostrar nossa preocupação com as mudanças climáticas. Essa iniciativa agrega valor àquilo que o hotel se propõe e é sempre bem vista por nossos hóspedes”, afirmou.

A Hora do Planeta é um movimento simbólico, que ocorre uma vez por ano, no fim de março. A ideia existe desde 2007 e aqueles que participam firmam o compromisso com o planeta de criação de um mundo sustentável. A ideia é que vários pontos em todo o mundo apaguem as luzes entre as 20h30 e as 21h30, em seus horários locais. De acordo com a WWF, já são 140 cidades brasileiras com participação confirmada, que juntas apagarão as luzes de 454 monumentos e prédios públicos Ao todo, são mais de 7000  cidades participantes por todo o mundo.

A ação promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil é considerada a maior mobilização mundial de combate ao aquecimento global e este ano tem o Rio de Janeiro como cidade âncora. A ideia da mobilização é unir pessoas e empresas em todo o mundo, celebrando um compromisso com o planeta, apagando as luzes por uma hora.