Aedes aegypti será o tema da malhação do Judas na capital

A malhação do Judas é um evento tradicional que acontece há quase sete décadas em João Pessoa.

Este ano, a malhação do Judas vai evitar polêmicas envolvendo política e utilizará como tema principal o Aedes aegypti. Na capital, ao menos dois eventos já estão marcados: um na Feira de Jaguaribe, ao lado do IFPB, e outro no cruzamento da avenida Beira Rio com a Rui Barbosa, na Torre. Cada um dos eventos deverá atrair, segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas.

A malhação do Judas é um evento tradicional que acontece há quase sete décadas em João Pessoa. A ideia é simbolizar o linchamento de Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus Cristo e entregou-o aos soldados romanos em troca de 30 moedas. Todos os anos, a malhação antecede a Páscoa, evento em que é lembrada a morte do Messias.

Como de costume, a ideia é substituir a imagem do apóstolo por outra figura. Embora a cobertura do noticiário aponte para a escolha de algum ícone político, os organizadores decidiram se afastar das polêmicas e focar em algo mais neutro, mas que também atraia o interesse público. O empresário João Batista, organizador da malhação do Judas na Feira de Jaguaribe, diz que tudo é feito de forma colaborativa, com voluntários. “Quando começo a confeccionar o boneco, a notícia se espalha, o povo sai dizendo ‘o carioca tá fazendo o boneco’, aí a galera começa a chegar”, diz Batista.

Na Beira Rio, o boneco também vai representar o Aedes aegypti. “Este ano temos uma boa estimativa de público, entre 200 e 300 pessoas”, disse Carlos Arruda, organizador do evento há 16 anos.

Programação

Malhação do Judas em Jaguaribe
Local: Feira de Jaguaribe, ao lado do IFPB
Data: Sábado, das 9h às 12h.

Malhação do Judas na Torre
Local: O evento terá início na Praça São Gonçalo; a malhação acontecerá no cruzamento da avenida Beira Rio com a Rui Barbosa.
Data: Sexta-feira, das 18h à 0h.