CBTU terá quatro novas estações na Região Metropolitana de João Pessoa

Construções serão em Tibiri, Bayeux, Intermares e Camboinha 2. Ferrovia também vai ganhar três cancelas manuais.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está desenvolvendo um projeto para quatro novas estações na malha ferroviária que liga Cabedelo a Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Elas deverão ser construídas em Tibiri, Bayeux, possivelmente em Intermares  – caso haja a construção de um shop- ping – e Camboinha 2, próximo ao campus de Cabedelo do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB). Além disso, o órgão, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Prefeitura de Santa Rita, irá inserir cancelas manuais em três pontos da ferrovia, em atenção a reivindicações da população local após acidente entre ônibus e trem que matou cinco pessoas há cerca de um mês.

A previsão é de que as novas estações  reduzam o tempo de viagem entre as cidades de 1h para 25 minutos. Atualmente, as linhas são singelas (principal), e os cruzamentos entre trens só pode ser feito na estação de Mandacaru, o que aumenta o tempo de viagem. O projeto ainda está em fase de elaboração, sem previsão para início das obras, de acordo com o engenheiro de Produção da CBTU, Sérgio Marcelino. Ele explicou que as estações são parte do projeto de modernização do sistema de transportes sobre trilhos na capital e cidades adjacentes. Atualmente são 12 estações em funcionamento, mas apenas uma com cruzamento. (Colaborou Othacya Lopes)

CANCELAS

Quanto à instalação das cancelas manuais, a previsão é de que seja concluída em até 45 dias. Elas ficarão localizadas nas estações de Várzea Nova, Vila Operária Tibiri e Santo Amaro. O DER, por sua vez, deverá realizar um alargamento de aproximadamente dois metros em trechos da PB 004. O órgão também receberá solicitação para implementar melhorias na sinalização do local. Essas alterações na via, segundo o presidente da Associação dos Moradores de Várzea Nova, Nilton Claudino, eram demandas de moradores do local há mais de 20 anos.  “Acredito que agora vai melhorar. Desde 1997 a associação pede para colocar cancelas naquele local. Depois do acidente, as autoridades acordaram”, diz.

O engenheiro Pedro Gomes, da CBTU, explica que o projeto é um paliativo, e que outras melhorias devem ser implementadas futuramente. “Esse projeto é o que precisamos no momento para garantirmos a segurança das pessoas enquanto a solução a longo prazo, como a instalação de semáforos, possa ser executada”, afirma.

Relembre o caso

No dia 29 de fevereiro, um ônibus lotado foi atingido por um trem enquanto cruzava a linha férrea em Várzea Nova, Santa Rita. Três mulheres foram atiradas pela janela com a força do impacto e morreram na hora. Uma quarta vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A quinta vítima, uma adolescente de 15 anos, morreu cinco dias depois do acidente. De acordo com o depoimento do motorista do ônibus à Polícia Civil, o trânsito no local estava congestionado, sendo impossível evitar o acidente.