Identificados banhistas que tiraram tubarão do mar no Litoral Sul

Três homens vão responder com base na Lei de Crimes Ambientais. Eles disseram que o animal foi solto com vida em um rio.

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (30) que conseguiu identificar e localizar os responsáveis pelo incidente envolvendo um tubarão na Praia do Amor, no Conde, no final de semana passado. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em que o animal é retirado vivo do mar até a areia.

O delegado da Delegacia de Meio Ambiente, Ragner Magalhães, disse que ao contrário do que havia sido divulgado, o animal não era um fêmea grávida e sim um macho. A informação foi repassado por pescadores e também pelas pessoas que tiraram o tubarão do mara. O peixe pequeno que aparece na imagem não é um filhote, mas sim uma rêmora.
 

Nas investigações, ficaram comprovadas as atuações de Rozinaldo Pereira de Souza, de 51 anos; Pedro Sérgio Dias de Oliveira Júnior, de 32 anos; e Jonildo Rodrigues de Souza, de 51 anos.
 

Ragner Magalhães informou ainda que os homens disseram que detectaram a presença do tubarão quando água estava na altura do pescoço, ocasionando um grande desespero. Ao saírem do mar, eles perceberam que o tubarão ficou “encalhado” já no raso, oportunidade em que resolveram “puxar o animal pela cauda" até a areia, alegando uma suposta proteção das pessoas que estavam presentes, vindo a ocasionar um sofrimento excessivo e desnecessário para o animal.

Ainda segundo o relato dos homens, após a retirada do tubarão do mar, ele foi colocado em um carro de mão e, em seguida, encaminhado para um rio nas mediações, ainda com vida. Nesse caso, os imputados irão responder criminalmente, nos termos do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, pela prática de maus-tratos, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

A Delegacia de Meio Ambiente orienta que em situações dessa natureza, o cidadão deve acionar de imediato os órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros, Ibama e Sudema.

 

#Paraíba #deolhonosbairros tubarão na praia do amor na zona sul PB26/03/2016

Publicado por João Bocão Do Atizapi em Sábado, 26 de março de 2016