PF e PRF apreendem 1,3 tonelada de drogas em 2015

Do total apreendido, 94,1% correspondem a maconha e o restante do acumulado é composto por cocaína e crack

Dados compilados das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) revelam que somente no ano passado, quase 1,3 tonelada (t) de drogas foi apreendida na Paraíba, sendo que 94,1% desse total correspondem a maconha e o restante do acumulado é composto por cocaína e crack. Além dessas, as polícias ainda apreenderam 413 unidades de drogas sintéticas, como ecstasy, selos de LSD e frascos de lança-perfume. Especialista considera o número elevado.

Somente a PRF, em todo o ano passado, apreendeu 247,7 quilos (kg) de drogas, sendo a maconha (213 kg) a maior parte do quantitativo. Nos três primeiros meses deste ano a soma já é igual a 18,1 kg. De acordo com o órgão, em quase todo o país, a PRF apreende mais drogas nas regiões de fronteiras (entre países) e divisas (entre Estados), de modo que a maior incidência na Paraíba está na área de Mamanguape, que faz divisa com o Rio Grande do Norte, onde a cocaína é produzida e escoada pelas rodovias paraibanas.

De acordo com a assessoria de comunicação da PRF, a Paraíba é considerada um pequeno consumidor e não conta com laboratórios de processamento da pasta base da cocaína, tendo em vista que em Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que fazem fronteira com a Bolívia, as apreensões são medidas em toneladas.

Ainda conforme o órgão, a maior parte das apreensões de drogas são fruto das fiscalizações de rotina, mas existem operações específicas para o combate ao narcotráfico, que juntas não têm reduzido o número de apreensões, e ressaltou que a maioria das drogas é apreendida de forma pontual.

Já a Polícia Federal (PF) apreendeu sozinha mais de uma tonelada de drogas, no ano passado. Somente no mês de abril de 2015, foram 200 kg de maconha, que segundo o órgão foi resultado de um flagrante de cultivo da droga, ocasião em que foram destruídos mil pés da planta alucinógena. Para o cálculo, a PF considerou que cada cinco pés adultos de maconha produzem um quilo da droga para consumo.

Ainda no ano passado, a PF também apreendeu 32 kg de cocaína, além de drogas sintéticas, como 12 frascos de lança-perfume, 50 selos de LSD e 351 comprimidos de ecstasy.
Para o psicólogo, advogado e especialista em drogas, Deusimar Guedes, o volume de apreensões é alto. Ele afirmou que, no geral, a polícia tem apreendido mais drogas e armas, mas o crime também é crescente.  Ele adiantou que o maior problema que a sociedade vai enfrentar em um futuro próximo é o uso abusivo das drogas sintéticas, como já é realidade em outros países. “Elas são mais viciantes e só trazem lucro aos traficantes”, destacou.