13 mil toneladas de minério são exportadas da PB para a Holanda

Material foi extraído de município de Mataraca. Navio responsável por transportar a carga chegou nesta segunda (11) no Porto de Cabedelo.

Treze mil toneladas de minério, extraídos no município de Mataraca, no Litoral Norte da Paraíba, serão exportados para a cidade Rotterdan, na Holanda. O minério de titânio ilmenita vem da Mina de Guajú e será levado para o exterior pelo navio HHL Venice, que atracou no Porto de Cabedelo nesta segunda-feira (11).

O cargueiro tem 166 metros de comprimento e, segundo a diretora presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo, a operação é estimulo na economia estadual. “A operação envolve diretamente mais de 150 trabalhadores portuários e motoristas, fortalecendo a economia do nosso Estado”, afirmou.

O minério de titânio ilmenita pode ser visto nas areias de praias. Basta examinar um punhado dela e observar que, dentre os vários grãos coloridos existe um preto, ele será o ilmenita. Eles também podem ser encontrados em meteoritos e na crosta terrestre é o que está em mais abundância por enquanto.