Canal Futura vai transmitir cobertura do São João de Campina Grande

Nesta quarta-feira à noite, às 19h, o projeto será apresentado para alunos e professores do Departamento de Comunicação  

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se tornou parceira do Canal Futura. Desde julho de 2015, o Departamento de Comunicação Social (DECOM), através do projeto Repórter Junino, vinha mantendo contatos com a direção do Canal Futura visando o estabelecimento da parceria para a produção audiovisual e cobertura do São João de Campina Grande.

A visita técnica faz parte da celebração do acordo de cooperação entre a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e a Universidade Estadual da Paraíba para intercâmbio de conteúdo, metodologias, material didático e de uma série de projetos em comum.

Nesta quarta-feira (27) à noite, às 19h, a gerente do Canal Futura, Ana Paula Brandão, estará em auditório do Centro de Integração Acadêmica apresentando o projeto do Canal Futura para alunos e professores do Departamento de Comunicação e de outros departamentos. Na ocasião será apresentado um vídeo sobre história da UEPB.

Na quinta-feira (28), às 9h, ocorrerá uma reunião, no gabinete da Reitoria, com o reitor Antônio Rangel Junior para tratar da ampliação da parceria e dos termos de cooperação. Ainda pela manhã e início da tarde visitará alguns projetos da UEPB como o NUTES – Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde e outros ambientes e iniciativas. Em junho, a UEPB receberá nova visita da equipe do Canal Futura durante a cobertura do São João de Campina Grande.

Além do curso de Comunicação Social – Jornalismo, toda a universidade se beneficiará e poderá ser envolvida em projetos e iniciativas no campo da educação, da cultura e da produção audiovisual. Uma vez que o canal educativo tem interesse em veicular trabalhos de diferentes cursos.

A importância da parceria do Canal Futura para o curso de Comunicação:

Audiência – Dados oficiais do Futura indicam uma audiência de 40 milhões de telespectadores frequentes com um alcance de público de 93 milhões de pessoas.

O canal futura – O Canal Futura é vinculado à Fundação Roberto Marinho e mantido por uma série de empresas privadas, a emissora sem fins lucrativos promove uma programação com conteúdos educativos, culturais e científicos. O canal mantém parcerias com universidades de praticamente todos os estados da Federação. No entanto, não existiam parceiros aqui na Paraíba, a UEPB é a primeira universidade do Estado a fazer parte do Canal Futura como parceira direto.

Conteúdo – 50% do conteúdo dos telejornais do Canal Futura é produzido pelos cursos de comunicação de todo o país. Reportagens feitas pelos alunos daqui serão veiculadas na emissora.

Intercâmbio – Em janeiro, 35 alunos de todo o país participaram no Rio de Janeiro de curso sobre práticas de vídeo, áudio, pauta, produção e o resultado é exibido no Canal Futura

Visitas técnicas ao Projac e Central Globo de Jornalismo – Professores e alunos podem realizar visitas técnicas com visitas aos cenários de gravações e estúdios com palestras e outras iniciativas no Rio de Janeiro.

Edital para financiamento de curta-metragem para TCC – O projeto tem parceria com a universidade de Valência da Espanha e curtas universitários. Se o aluno do curso estiver desenvolvendo TCC como curta-metragem e for selecionado o Futura poderá FINANCIAR a produção do vídeo com valor de R$ 6 mil, além disso o curta será exibido no Canal Futura.

Palestrantes – A emissora também pode participar do Calendário Acadêmico do curso com o envio de palestrantes para os eventos do curso de comunicação social da UEPB.