Defesa Civil informa diminuição no volume de precipitação das chuvas em JP

Apesar da baixa no volume das chuvas, ações para evitar problemas graves durante o período mais chuvoso continuam, informa Defesa Civil.

 Após um fim de semana com bastante chuva em João Pessoa, no início da semana houve uma diminuição no volume de precipitações, segundo a Defesa Civil da capital. Porém, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), litoral deve receber mais chuvas nesta terça-feira (3). Com isso, as ações para evitar problemas graves durante o período mais chuvoso continuam, informa o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela. 

Segundo Noé Estrela, "a cidade já se preparou bem para as chuvas” . A preparação a qual o coordenador refere-se é a operação ‘João Pessoa em Ação’, cujo objetivo é prevenir ocorrências em áreas consideradas de risco e com possíveis pontos de alagamento durante o período chuvoso.
 
A ação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e realiza ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.
 
De acordo com Noé, em 2013, uma chuva de 210 milímetros (mm) em 72 horas deixou 500 famílias desabrigadas. No último mês de abril, no mesmo intervalo de tempo, choveu 301mm e apenas 30 famílias precisaram deixar suas casas.
 
A Defesa Civil trabalha 24h e atende pelo telefone 0800 285 9020. Em caso de ocorrências como deslizamentos, desmoronamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e queda de árvores, a população deve acionar a defesa civil imediatamente.