Operadores do transporte público recebem palestra dentro do Maio Amarelo

Campanha começou na segunda-feira (2), e tem como objetivo promover um trânsito mais seguro e humanizado em João Pessoa.

Nesta terça-feira (3), operadores do transporte público recebem um curso ministrado por agentes de mobilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) com intuito de promover um atendimento mais humanizado aos passageiros. A atividade está dentro da programação da 1ª edição municipal do ‘Maio Amarelo’, campanha da Semob-JP iniciada na última segunda-feira (2), com objetivo de promover um trânsito mais seguro e humanizado na capital, e conscientizar sobre o índice de mortes e feridos no trânsito.

No primeiro dia de ações, os educadores e agentes de mobilidade abordaram condutores, no cruzamento da Av. Marcionila da Conceição com a Av. Epitácio Pessoa, no bairro Tambaú, distribuindo materiais educativos e promovendo orientações. Em seguida, a equipe foi à Praça da Independência, onde continuou a ação educativa.

O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, ressaltou que as ações serão realizadas em igrejas, empresas, nos treinamentos para motoristas de ônibus, taxistas e agentes de mobilidade e de forma permanentemente na rua, despertando na população a necessidade de humanização do trânsito e assim a diminuição de acidentes. “Estaremos durante todo o mês de maio com atividades e ações educativas voltadas para prevenção de acidentes e para uma mobilidade mais humana com o objetivo de mudar o comportamento de condutores, ciclistas e pedestres”, afirmou.

 Na programação especial desenvolvida pela Divisão de Educação de Trânsito (Died), serão promovidas ainda palestras, abordagem junto a pedestres, ciclistas e condutores. 

Maio Amarelo em Campina Grande

A cada dia, cerca de 30 pessoas são atendidas no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, vítimas de acidentes de trânsito. Os dados são da unidade hospitalar e refletem o  risco que é transitar pelas ruas, sobretudo nos centros urbanos. E com o objetivo de fazer do trânsito um lugar mais seguro para pedestres e condutores de veículos, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina (STTP) lançou na manhã dessa terça-feira (3) o Movimento Maio Amarelo. 
 
Durante a solenidade, que aconteceu no Partage Shopping, também foi lançada a Semana Mundial de Segurança do Pedestre. Segundo a STTP, essas campanhas visam promover um amplo trabalho voltado à educação de trânsito e em prol da vida, com ações que objetivam estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas. "Estamos com as ações educativas focando em palestras, comandos educativos, e orientações para condutores", comentou o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto.
 
Ainda de acordo com o superintendente, o Movimento Maio Amarelo desenvolverá atividades educativas ao longo do mês de conscientização sobre o trânsito que serão realizadas nas ruas e avenidas, bem como nas escolas e órgãos públicos. Até o dia 31 de maio, as equipes de educação de trânsito da STTP estarão nas principais ruas e avenidas da cidade, distribuindo material informativo e conversando com pedestres e condutores sobre as atitudes corretas para um trânsito seguro.
 
No Trauma
 
Em 2015, o Hospital de Trauma de Campina Grande registrou 11.616 atendimentos em decorrência de acidentes envolvendo moto ou carro, número 10% menor que a quantidade de pacientes atendidos por essa mesma razão em 2014, quando foram contabilizadas 12.915 entradas de vítimas de acidentes de trânsito na unidade de saúde. Embora tenha apresentado uma redução, os números ainda são preocupantes e representam um alto índice de imprudência no trânsito. De janeiro a fevereiro desse ano, 1.752 pessoas deram entrada no Hospital de Trauma vítimas de acidente de trânsito, conforme os dados mais recentes da unidade hospitalar. As ocorrências que envolvem  acidentes de moto lideram as estatísticas. Confira:
 

Vítimas de acidentes de trânsito no Hospital de Trauma de Campina Grande  
 
2016 – 1.752 (moto: 1.564; carro: 188)
 
2015 – 11.616 (moto: 10.430; carro:  1.186)
 
2014 – 12.915 (moto: 11.750; carro: 1.165)