Agentes de limpeza urbana protestam contra salários atrasados

Manifestação foi feita por trabalhadores que atuam na cidade de Santa Rita. Empresa admite problema, mas culpa a prefeitura.

Funcionários da empresa de limpeza urbana Ambiental Soluções fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (19), em João Pessoa, para cobrar o pagamento de salários atrasados. Eles bloquearam o trânsito na Rua Esteve Gerson Carneiro, no bairro de Água Fria, em frente à sede da empresa.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (Sindlimp-PB), o protesto é organizado pelos funcionários da Ambiental que atuam na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Eles cobram o pagamento de dois meses de salários atrasados e 15 meses sem vale-alimentação.

Os agentes de limpeza fecharam a rua com pneus e atearam fogo. A Polícia Militar foi chamada para ir ao local e negociar a liberação da via. A rua foi liberada pouco depois das 10h.

O presidente da Ambiental Soluções, Mauro Bezerra, admitiu que existe um atraso nos salários, mas ao contrário do Sindlimp afirmou que existe apenas um mês sem ser pago, no caso abril. Ele afirmou ainda que o problema foi causado pela prefeitura de Santa Rita, que não tem feito os repasses. “Tivemos uma reunião com o prefeito e ele se comprometeu em pagar até esta terça-feira , mas teve algum problema e não pôde honrar”, disse. Ainda de acordo com Mauro, a nova garantia da prefeitura de Santa Rita é que o pagamento de abril seja feito até a sexta-feira (20).

A Ambiental tem quase 150 trabalhadores atuando em Santa Rita. Apenas a folha de abril representa um montante de R$ 185 mil. No entanto, Mauro Bezerra afirma que os atrasos em pagamentos por parte da administração municipal são maiores e chegam a cerca de R$ 8 milhões.

O JORNAL DA PARAÍBA tentou falar com a prefeitura de Santa Rita sobre o problema, mas as ligações não foram atendidas.