‘Faxinaço’ contra o Aedes neste fim de semana em João Pessoa

O objetivo da ação é dar continuidade às ações de eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, vetor de doenças como zyca vírus, dengue e chicungunya.  

Um faxinaço em bairros da grande João Pessoa será realizado neste fim de semana pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação tem início neste sábado, nas comunidades de Gramame Sul, começando às 9h30, e Rangel, às 14h30. Já no domingo, as atividades serão no Renascer, iniciando às 9h30. Outras ações estão programadas para o dia 25 e 20 de maio nos municípios em que haverá a passagem da tocha olimpíca.

Para ação deste fim de semana, foram distribuídos 350 kits de trabalho (camisetas, bonés, bolsas, repelentes) para dar suporte aos agentes de endemias que vão trabalhar diretamente na ação do faxinaço.

Os agentes passarão em grupos, casa a casa, juntamente com outros profissionais, repassando panfletos educativos e orientações gerais sobre como prevenir o surgimento de criadouros do mosquito e como eliminar os já existentes.

Participam da ação representantes da SES (Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e 1ª Gerência Regional de Saúde), técnicos das salas de situação estadual e nacional, representantes de órgãos públicos municipais, profissionais de saúde, professores, líderes comunitários, além da equipe do Ministério da Saúde.

“O objetivo é dar continuidade às ações de eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, queremos conscientizar a população sobre a importância do engajamento nas atividades para que, juntos, possamos enfrentar e combater de vez a ação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, afirmou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

O faxinaço volta a ser realizado na terça-feira (25) em Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé e João Pessoa. Já no dia 30, o faxinaço acontece em Mamanguape.

Denuncie

As denúncias podem ser registradas na Sala de Situação por meio do Aedes na Mira, aplicativo desenvolvido por intermédio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), para celulares e outros dispositivos móveis.

Além do Aedes na Mira, as denúncias podem ser feitas pela Central Telefônica (083 3218-7455 ou 0800 083 1341) e via WhatsApp (083 98822-8080). Para facilitar o processo, as pessoas podem encaminhar fotos para que a equipe da SES analise a demanda e as providências sejam tomadas rapidamente.