Seminário Cidade Expressa acontece nesta sexta-feira em Campina Grande

Evento, que acontece no Teatro Facisa, no bairro do Catolé, está com inscrições abertas para população participar gratuitamente.

As questões atuais envolvendo trânsito e transportes voltarão a ser discutidas em Campina Grande. Na próxima sexta-feira (3), das 8h às 13h, acontece a quarta edição do Cidade Expressa, no Teatro Facisa, no Catolé. Com o tema “Plano de mobilidade urbana e transporte público coletivo como inclusão social”, o seminário visa debater ações e obras que possam contribuir com o livre tráfego na região da Rainha da Borborema.

Realizado pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU) e promovido pelo Jornal da Paraíba, o Cidade Expressa é aberto ao público. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas pela internet ou no local do evento.

Entre os convidados, já confirmaram presença o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, além de senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região.

Para que o assunto seja abordado com profundidade, a programação foi dividida em dois blocos. Logo no início da manhã, uma mesa redonda trará o tema “Plano de mobilidade urbana: desafios para a sua implementação”. O mediador será Marcos de Sousa, do portal Mobilize Brasil. Os debatedores serão a coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande, a mestre em Transportes Valéria Barros; o secretário de Mobilidade e Controle Urbano de Recife, João Braga; e o corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fernando Catão.

Logo após, o segundo bloco falará sobre a “Prioridade ao transporte público coletivo”. A mediação será do coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), Nazareno Stanislau. Os debates ficarão a cargo do superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga; do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras; e do diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), André Dantas.

Na ocasião, a Prefeitura de Campina Grande vai prestar contas à população das obras e ações que foram feitas seguindo as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, aprovado no ano passado. Também será feita a entrega de quinze novos ônibus para a renovação da frota do município.